Você confia na vida e solta o controle?
5 de agosto de 2021Meu primeiro Retiro unindo Mindfulness, Yoga e Conexão com a Natureza
30 de setembro de 2021Felicidade. Por onde será que ela anda? Já foi tema de novela, de filmes, livros. É sonho e aspiração de muitas pessoas, mas como podemos encontrá-la? Você sabe? Eu acredito que temos muitas pistas a serem seguidas para encontrá-la. Acredito também que ela é muito mais do que se imagina e ao mesmo tempo também está mais perto do que pensamos. Acho que felicidade, pra início de conversa, é uma escolha de vida. Depois é um grande exercício diário, prioritário e, dubiamente, o caminho e o destino.
Tenho convicção que a Felicidade é uma habilidade que pode ser desenvolvida e que vale a pena, pois é um compromisso que todos devemos ter com nós mesmos. É a razão que nos fortalece de fé e esperança. É a alegria dos detalhes, o encanto dos sabores, a vivência de cada experiência. É ação e movimento, uma revolução pessoal para a construção de um estilo de vida. Não pense, caro leitor, que sou uma Poliana. Não nego as dores e o sofrimento, mas escolho fixar o melhor de cada momento. Em cada experiência de vida existem detalhes de dor e amor, de sombra e luz, de negativo e positivo.
Escolher o que é melhor para si e construir a sua trilha é o começo da viagem/caminho/destino Felicidade. Comecemos por fazer as malas. Coloque na sua bagagem os melhores frutos, as melhores histórias, não importa por quanto tempo foram vividas, e sim as que você viveu e te marcaram mais. Feitas as malas, vamos focar na trilha a ser seguida. Ela está dentro de você. Uma frase célebre diz: “Viajo para reconhecer minha própria geografia”. Para conhecer a trilha interna, experimente, cultive e sinta a diferença entre seus próprios dias. Descubra e analise o que torna um dia mais colorido que o outro.
Malas prontas, caminho escolhido, chegamos ao terceiro passo. Estabeleça o padrão mental modo Felicidade. Dedique-se por alguns minutos diários a praticar meditação. Isso promove uma faxina mental e deixa sua “casa” arrumada, linda e perfumada. Nesse espaço limpo e organizado, insira e cultive pensamentos positivos vendo os fatos da vida por uma ótica de aprendizado, gratidão e evolução e não de obstáculo, tristeza e sofrimento.
“Não é a felicidade que nos torna gratos, mas a gratidão que nos torna felizes” – Martin Seligman
Esses pensamentos podem parecer auto-ajuda, mas são ciência. Se chama Psicologia Positiva. Na filosofia, recebe o nome de poder de escolha e na religião conhecemos como livre-arbítrio. Quando pensamos em sermos felizes, precisamos entender que é necessário mudar a atitude. Mova o ponto de apoio, mude a realidade. A nossa atitude mental, os padrões que seguimos ao longo dos anos, as crenças limitantes, o lugar que nos colocamos, a lente
com que enxergamos. É preciso mudar, se deslocar e conhecer outros pontos. Essa mudança não precisa ser feita de forma devastadora. Ela pode ser conduzida aos poucos com observação e atenção. Ter uma atitude mental positiva transforma vidas e amplifica possibilidades.
Mais importante que acreditar na própria capacidade é acreditar que é possível melhorar essa capacidade. É infinito o campo do aprendizado, do crescimento e do desenvolvimento. Estimule a sua capacidade de transformar, aprender e inovar. Estas são ferramentas que vão determinar o seu próximo nível. Com certeza, o próximo nível será a porta aberta para um mundo de muitas observações, decisões e principalmente escolhas repletas de boas sementes, regadas com muitas emoções positivas. Toda essa trilha a cada dia lhe transformará para mais um nível e mais um…
“A felicidade é uma experiência de contentamento e bem estar combinado às sensações de que a própria vida possui o sentido de valer a pena” Sonja Lyubomirsky
Porque isso é viver e escolher o seu estilo de vida … FELICIDADE!
Imagem de Игорь Левченко por Pixabay