Métodos Construtivos Alternativos
25 de fevereiro de 2016Yoga, uma prática milenar de integração do eu
29 de fevereiro de 2016O que pensar sobre essa frase: o fim não é o fim. Simplesmente é compreender que por mais difícil que pareça uma situação, por mais cansado que estejamos, por mais triste que nos sintamos, por mais desanimados que estejamos, sempre é possível perceber que não é o fim, porque temos a oportunidade, a cada dia, de transformar tudo, reconhecendo uma das mais sutis verdades da vida: se tudo passa, porque se machucar e se preocupar tanto?
Já pensou que você está, constantemente, preocupado com as contas a pagar? Com o presente para o próximo aniversário de alguém querido? Com a ideia de que terá que se reinventar – perdendo muitas vezes sua identidade -, para caber no colo de um alguém que, na maioria das vezes, não tem a mesma preocupação com você. Ou tem? Será, então, que não há um exagero de ansiedade e preocupação dentro de seu coração?
É preciso romper velhos hábitos, como a crença mais desprezível de que sua felicidade só pode vir de mãos alheias. Por que está se machucando com esses pensamentos? Quem lhe disse que você nasceu incompleto? Que história é essa de acreditar que você não é bonito (a) o suficiente se ninguém notar sua roupa nova?
Todos temos potencialidades divinas e naturais, mas será que as usamos para nosso aperfeiçoamento?
Você pode amar, apoiar, zelar, cuidar, assoprar o machucado, mas nunca determinar o que é melhor ou não para este ou aquele ser humano que faz ou já fez parte da sua vida. Saber por quê? Porque cada um experimenta, no seu devido tempo, aquilo que se faz necessário para seu crescimento pessoal. E quem somos nós para dizer que deve ser ao contrário ou que a nossa maneira é mais útil e sabia?
Não desvie sua atenção se preocupando desesperadamente com o outro, porque há muito em seu interior para ser revisto e mudado. Por isso, não se distraia, negando a si mesmo a oportunidade de mudar as circunstâncias atuais, pois com esse pensamento, melhor, com as sabias palavras de Gandhi, – Seja a mudança que você quer ver no mundo -, tenho certeza de querer mudar os outros é o maior mal que fazemos a nós.
Então, por favor, não se machuque.
- banco de imagem Pixabay