RECICLAR É PRECISO, VIVER TAMBÉM É
4 de julho de 2019Um convite ao saboroso protagonismo da sua vida
16 de julho de 2019Olá, sou a Daniela Pini, nutricionista clínica comportamental, menos prescritiva e mais compassiva. Instrutora de Mindfulness e Mindful Eating (atenção plena ao comer), que são técnicas onde a intenção é desenvolver habilidades para que você possa comer e parar de comer usando a sua sabedoria interna e respeitar os sinais do seu corpo de fome e saciedade, libertando-se de prescrições de dietas e regras na alimentação.
Mindful Eating é se abrir para o comer com atenção plena sem julgamentos ou críticas, com curiosidade e abertura para estar no momento presente e poder usar todos os sentidos para isso. Poder comer com prazer e usar todos os 5 sentidos, ter conexão e ouvir os sinais do corpo, experimentar todos os sabores como se fosse a primeira vez, sair do piloto automático e vivenciar o presente e escutar sua sabedoria interna.
Utilizar essas técnicas e aplicar nos meus clientes no consultório tem sido muito engrandecedor e gratificante! Percebo que as pessoas começam a mudar a relação com a comida, comem mais atentas e em paz. Até mesmo o emagrecimento se torna mais consciente e leve, aonde suas escolhas são respeitadas de acordo com suas sensações e vontades! Comer por satisfação é um dos princípios para ser feliz!
A felicidade pode ser nutrida e cultivada com as experiências das refeições do dia a dia. Explorar os sentidos é se permitir ser feliz! Os prazeres enquanto comemos (visual, olfativo, audição, paladar e tato). Olhar e apreciar a beleza da comida, suas cores e formas, sentir seus diversos aromas, explorar os sons a cada mordida e perceber e saborear cada sabor e textura dos alimentos!!
BIBLIOGRAFIAS
ALVARENGA, M et al. Nutrição Comportamental. 1. ed. Barueri, SP: Manole, 2015. p. 1-549.
BAYS, JC. Mindful eating- a guide to discovering a healthy and joyful relationship with food. 1. ed. Boston & London: Shambhala, 2009. p. 1-208.
HIRAYAMA, Marcio Sussumu et al. A percepção de comportamentos relacionados à atenção plena e a versão brasileira do Freiburg Mindfulness Inventory. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 19, n. 9, p. 3899-3914, set. 2014.
Gostou dessa leitura? Leia também esse texto.
Deixe seu comentário sobre como você se alimenta.
Imagem de Adina Voicu por Pixabay