Já venceu algo hoje?
15 de janeiro de 2019BIODANZA: Tirando a vida para dançar
22 de janeiro de 2019Olá leitores,
Ainda é tempo para dizer, feliz 2019 a todos, desejando a cada um, movimentos em direção à harmonia, à integração, à plenitude.
O início do ano é uma época que marca uma reflexão que incentiva a todos a tomarem este início como um ponto de partida para pensarem seus projetos, repensarem seus propósitos, suas relações, seja com o trabalho, com o parceiro (a), com a saúde ou consigo mesmo.
O mês de janeiro é, portanto, estratégico por ter este perfil introspectivo no qual invoca questões de ordem psicológica, existencial. É através deste contexto, que nasce, a partir de 2014, a campanha Janeiro Branco. Campanha dedicada à conscientização e à prevenção em relação à saúde mental.
Várias são as mensagens que a campanha promove e seu objetivo está ligada à promoção da saúde mental, bem como, à construção de uma cultura de saúde mental que favoreça, sem preconceito, a busca por ajuda, por acompanhamento psicológico, contribuindo tanto para a valorização da subjetividade humana como para o desenvolvimento e disseminação do conceito de psicoeducação entre as pessoas e as instituições.
Podemos perceber ao longo da última década, o interesse das pessoas por práticas que a ajudem a lidar melhor com as questões emocionais. A meditação é um exemplo de prática que se apresenta ao cotidiano das pessoas como alternativa. O grande público na busca desta prática não é de cunho religioso, mas querem encontrar bem-estar, harmonia e plenitude.
A busca por psicólogos também é uma realidade em crescimento, seja através de instituições públicas ou privadas. O fato das sessões de psicoterapia terem cobertura sem número determinado pelos planos de saúde é um passo que reconhece a importância do processo aos usuários, bem como, dos profissionais da área.
Mas afinal de contas, o que é psicoterapia?
Psicoterapia é um processo de auto conhecimento , no qual através do espaço terapêutico será trabalhada as questões de sofrimento existencial, emocional, psíquico do indivíduo oferecendo a ele neste encontro, acolhimento, escuta, para que, em primeiro lugar, exponha seu tema com a segurança do amparo, do não julgamento, e no segundo momento que construa, encontre novas possibilidades, novas respostas para lidar com sua existência de modo mais espontâneo, coerente e saudável.
Como é possível notar, muitos são os caminhos ofertados para que você possa cuidar de si mesmo, o que não vale é ficar parado e perder a oportunidade de viver a vida com mais qualidade emocional, psíquica e existencial.
Um grande abraço a todos.