Bendita criança interior: o passado no presente
17 de setembro de 2019Por que é tão difícil cuidar de mim?
24 de setembro de 2019O comer intuitivo parte do pressuposto que temos uma “sabedoria interna”, e a proposta é confiar no seu corpo e distinguir as sensações físicas e emocionais. É ter um novo olhar para a alimentação, reconectar os sinais do corpo de fome e saciedade e as emoções, onde você é o especialista dos seus pensamentos, sentimentos e experiências!
A alimentação Intuitiva surgiu com o lançamento do livro “The Intuitive Eating” por duas nutricionistas Evelyn Tribole e Elyse Resch.
Nascemos bem intuitivos – o bebê chora quando está come fome e para de comer quando está satisfeito. O ato de comer não é só biológico e sim intuitivo, quando mantemos essa conexão com nosso corpo, quando abrimos essa escuta interna e conseguimos nos conectar, a alimentação torna-se leve, gostosa e atenta. Podemos saborear mais os alimentos entrando em contato com todos os sabores, cheiros e gostos. Fazendo daquele momento uma experiência única e prazerosa.
Ao longo de nossas vidas sofremos interferências externas, onde é preciso seguir algo imposto para me alimentar como as várias dietas existentes. Na nutrição intuitiva a proposta é voltar essa conexão com o corpo, abrindo o comedor intuitivo que todos somos!
Um dos princípios do comer intuitivo é rejeitar a mentalidade de dieta que está muito relacionada a culpa, privações, medo, julgamento e controle. Com esse novo olhar para si conseguimos trocar rigidez por flexibilidade, culpa por prazer, controle por harmonia e confiança.
Para que essa prática esteja na sua vida é preciso paciência, compaixão, autoconhecimento e tempo.
O Comer Intuitivo tem três pilares essenciais, permissão incondicional para comer – porém com sintonia, comer para atender as necessidades fisiológicas e não emocionais, seguir os sinais internos de fome e saciedade para determinar o que, quanto e quando comer que são trabalhados por dez princípios que ajudam as pessoas a resgatarem ou se tornarem comedores intuitivos: aquele que segue seus sinais internos de fome e come o que escolhe, sem sentir culpa, sem julgamentos e sem viver um problema ético.
Procure a ajuda de um profissional para te auxiliar nesse processo!!! Se quiser, podemos conversar @danipininutri – nutricionista com abordagem comportamental 99208-9749
Gostou? Leia também esse artigo sobre Mindful Eating
Imagem de Jill Wellington por Pixabay