Uma carta de gratidão ao meu anjo da guarda em vida
18 de agosto de 201928 de agosto é dia do voluntariado, vamos começar esse trabalho?
28 de agosto de 2019Um alimento pode nos trazer felicidade quando saboreamos com atenção plena, quando compartilhamos a mesa com as pessoas que amamos e nesses momentos, uma bela pizza pode fazer nossa noite mais feliz! Você conhece a história da pizza? Como estou na Itália, resolvi compartilhar com vocês um pouco da história e duas receitas maravilhosas, inclusive, uma é low carb.
Essa iguaria criada há 6 mil anos, faz sucesso no mundo, os egípcios foram os primeiros a misturar farinha com água e formar esta massa, há controversas, alguns dizem que foram os gregos e que eles também utilizavam outras farinhas, além da de trigo, a de grão-de-bico ou de arroz e assavam em tijolos quentes e a essa novidade chegou à península da Etrúria, na Itália.
Logo esse alimento popular, seria algo que os pobres consumiam e nesse momento os napolitanos tiveram a brilhante ideia de colocar o molho de tomate e orégano na massa, para dar um sabor especial, dobravam como um “portafoglio”, que significa a carteira (em português) e saboreavam como um sanduíche, os que eram mais abastados acrescentavam a mozzarella, ou linguiça, ovos.
Existe uma pizzaria em Nápoles que ainda serve assim, as pessoas passam, compram saem comendo pelas ruas, no almoço, lanche ou jantar, ainda vou provar e conto para vocês!
Tudo mudou no século XVI, quando a corte de Nápoles experimentou, o “prato dos pobres” e logo foram conquistados por este sabor e o mundo descobriu essa maravilha!
Seu formato redondo foi criado por Rafaelle Esposito, em 1889, foi servida à rainha Margherita, da Itália, e para incrementar ele fez um recheio com as cores da bandeira italiana, branca, vermelha e verde e usou a mozzarella de búfala que é branca, molho de tomate e o manjericão, imaginem o sucesso.
Essa pizzaria vendia só para viagem, Port’ Alba em Nápoles, em 1738, só em 1830, abriu para receber os clientes com mesas e se você vier para a terra da bota, pode conferir, está localizada no Centro Histórico.
A pizza pelo mundo
Cada País tem sua versão, aqui na Itália tem menos recheio do que a pizza brasileira e são individuais, maiores do que a nossa “brotinho”, a massa é a estrela da vez!
Eu amoooooo a daqui e daí do Brasil, mas a massa italiana é “veramente” incrível!!!
Vou passar para vocês uma receita de massa tradicional napolitana e também uma versão para aquelas pessoas que querem prepara em casa a sua pizza leve, sem glúten, quem vai colocar a mão na massa?
MASSA DE PIZZA
1l de água gelada
50g de sal
20g de açúcar refinado
15ml de azeite de oliva
2g de fermento biológico fresco
1600g de farinha de trigo napolitana tipo “00”
Você vai precisar de 1 tigela
- Despeje a água em uma tigela e misture o sal, o açúcar, o azeite de oliva e o fermento. Em seguida, acrescente aos poucos a farinha de trigo, polvilhando-a.
Amasse bem até a massa ficar macia e lisa.
3. Quando a massa tiver absorvido toda a farinha de trigo, retire da tigela e continue amassando em uma bancada polvilhada com farinha.
4. Após 20 minutos amassando manualmente, a massa já não estará mais pegajosa.
5. Deixe descansar por 40 minutos e, no máximo, 2 horas.
6. Depois do descanso, faça bolinhas, dependendo do tamanho da pizza que deseja.
7. Deixe descansar por 6 horas
- MOLHO DE TOMATE
800g de tomate pelado
8g de sal
Manjericão à gosto
Azeite de oliva, de boa qualidade à gosto
- Você vai precisar de 1 tigela
Coloque todos os ingredientes em uma tigela e esprema com as mãos até os tomates se desfazerem e virarem um molho liso.
O Recheio você escolhe, pode colocar rodelas de mozzarella de búfala e o manjericão fresco, leve ao forno quente, dependendo do tipo do forno pode demorar mais ou menos 5 ou 6 minutos.
Agora se você está com vontade de saborear uma pizza, mas está de dieta, que tal um low carb? Pra tudo tem jeito, adaptemos o cardápio!
Pizza de couve-flor
Ingredientes
- 1 couve-flor
- 1 dente de alho
- 1 colher de sopa de parmesão ralado
- Sal
- Orégano
- 1 ovo inteiro batido
- 3 colheres de sopa de molho de tomate
- Manjericão
- Fatias de mozarela a gosto
Preparo
- Processe a couve flor em um triturador.
- Transfira a massa para um pano de prato e tire o excesso da água.
- Coloque uma massa em um tigela, salgadinho, sal, orégano, parmesão e ovos e misture tudo.
- Abra uma massa em uma forma de pizza e leve ao forno por 20 minutos a 180 graus.
- Retire do forno, espalhe o molho de tomate, mozarela e manjericão e volte ao forno para gratinar.
Espero que você curta muito o Dia da Pizza, mãos à obra ou na massa e chame os amigos e prepare um rodízio, use os recheios de sua preferência e invente sabores, agora se você hoje não está muito disposto (a), pode ligar para aquela pizzaria aí do lado e pedir a sua, só não dá pra ficar sem esta estrela do dia!
Gratidão por estar por aqui e até a próxima!
Imagem de Jonny Lindner por Pixabay