Aprender a dizer sim
11 de abril de 2019A vida com amigos é mais feliz
18 de abril de 2019Eu sou o pão da vida”. “Se não têm pão, que comam brioches”. “Pão e circo”. “O pão nosso de cada dia nos dai hoje”. Não há alimento cuja história esteja tão arraigada às sociedades humanas quanto o pão. Trata-se de um alimento simples, já que pode consistir só de farinha e água. Mas também é complexo. Afinal, são impressionantes as reações biológicas de uma massa de farinha úmida.
Acima de tudo, porém, o pão é universal, e, ao mesmo tempo, único. “Ele expressa a forma como determinada cultura interage com o seu ambiente para produzir comida”, diz o pesquisador Mikael Linder, especialista em alimentação e pesquisador da Universidade Livre de Bolzano, no norte da Itália.
Há imenso prazer em fazer seu próprio pão com ingredientes que você tem em casa, além do cheiro maravilhoso que invade a casa quando está assando, pois traz aquela lembrança gostosa de infância, de casa de vó, de aconchego.
Aqui eu apresento a receita do Pão da minha Vó Luiza, que não levava farinha de trigo integral e era assado no forno a lenha.
Pão caseiro integral
300 g de farinha de trigo integral
200g de farinha de trigo branca
1 xícara de leite morno
3 colheres de manteiga ou ½ xícara de azeite
1 ovo + 1 gema para pincelar
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (cafezinho) de sal
5g de fermento biológico seco ou 1 tablete de fermento fresco
Obs.: se precisar pode usar mais farinha para sovar.
Dissolva o fermento no leite morno com o açúcar. Espere reagir. Mistura todos os ingredientes e amasse até formar uma massa elástica e não grudar mais na mão, se necessário acrescente mais farinha. Deve sovar por uns 10 minutos (eu, particularmente, uso a batedeira) colocar em uma bacia e cobrir com filme plástico e deixar descansar até dobrar de volume.
Em uma superfície limpa, coloque um pouco de farinha de trigo, coloque a massa crescida e molde o pão no formato que desejar. Pincelar com gema e espera crescer novamente. Pré-aqueça o forno na temperatura de 220 ºC (15 minutos). Leve o pão assar por uns 30-35 minutos, até ele dourar rápido, abaixe a temperatura para 180 ºC e espere terminar de assar.
Hum, essa é uma receita simples, saudável e traz uma memória gostosa da minha infância. Aprecie e me conta como ficou seu pão!
Imagem de capa de Ulrike Mai por Pixabay