O dia bom passa, e o ruim também
27 de novembro de 2015A vida e seus encantos, mais perdas ou ganhos?
1 de dezembro de 2015O verão está chegando e as temperaturas nas cidades ultrapassam os 30° com muita facilidade. Quem nunca procurou se acolher, nestes momentos, à sombra de uma árvore?
E se esta árvore estiver na cobertura da sua casa, proporcionando sombra, conforto térmico e acústico, isso não seria incrível? Essa realidade existe, pois é assim que funciona um telhado verde.
Fonte: Ecotelhado |
Telhados verdes são coberturas de edificações que possuem sobre sua estrutura uma camada de vegetação. Esta vegetação pode ser um gramado, arbustos ou até mesmo árvores.
Para executar um telhado verde, primeiro se faz necessário verificar o tipo de estrutura existente, mas é possível executá-lo sobre lajes, telhas cerâmicas ou metálicas.
As vantagens de se ter este tipo de cobertura para o usuário são inúmeras: o primeiro impacto está na redução de até 5°C na temperatura interna do imóvel, se compararmos com uma laje de concreto. Outro impacto direto está no bolso, pois o telhado verde garante economia de energia tanto no verão quanto no inverno. Como nos dias quentes há o resfriamento natural do ambiente, não há tanta necessidade de resfriamento artificial com o uso de ar condicionado. Já no inverno, o telhado verde mantém a temperatura mais aquecida por mais tempo.
O conforto acústico também é maior devido ao isolamento que este tipo de cobertura proporciona. Na escala da cidade a utilização deste tipo de telhado combate as ilhas de calor, diminuem a poluição, aumentam a umidade do ar, retém por mais tempo as águas de chuva contribuindo para a redução de enchentes e ajuda na biodiversidade local.
Foto: Sistema Ecotelhado laminar alto |