Suco verde, sabor pela vida!
19 de fevereiro de 2015Minha mãe é uma cidadã sustentável!
21 de fevereiro de 2015Não precisa de muito espaço para você ter uma mini-horta em sua casa. O que você precisa é ter um ambiente que pega bastante sol, pois as ervas aromáticas precisam de luz, calor e água todos os dias. Ah! e uma boa dose de carinho também! As plantas são seres vivos, então, nada de abandoná-las. Quanto mais você cultivar, mais elas crescerão e lhe darão bons aromas e sabores.
Ao voltar do trabalho hoje, decidi me presentear com a minha hortinha. Já tive outras vezes vasos com as ervas compradas em supermercados. Mas hoje aprendi que elas precisavam ser replantadas e que talvez esse tenha sido o motivo delas não terem durado tanto. Como expliquei, elas precisam de água e muito sol. De preferência, sol o dia inteiro, ou pelo menos num período do dia, por isso as coloquei na janela. Quero que elas fiquem lindas, verdes e cheirosas.
Segundo o especialista do viveiro, é mais fácil elas morrerem pela ausência do sol do que pelo excesso da água. Mas, claro, equilíbrio é tudo na vida, inclusive na vida das plantas. Mas, o que ele não me disse e que aprendi lendo a matéria “Como cultivar temperos”, da revista Vegetarianos (nº 99, de janeiro de 2015) é que a hortelã precisa está sozinha em um vaso ou jardineira, pois suas raízes precisam de espaço para se espalhar e por isso podem prejudicar o crescimento das demais. É a única erva a ser cultivada isoladamente,
Então farei uma pequena mudança e deixarei minha hortelã sozinha na jardineira. Terei que replantar o meu tomilho em outro vaso. De todo modo, será um prazer mexer na terra e me reconectar com toda essa vitalidade natural.
Para quem se motivou a ter seus temperos em casa, as vantagens são inúmeras:
* Você terá sempre à mão os temperos fresquinhos de sua preferência para deixar suas refeições ainda mais saborosas. Para mim, cozinhar é uma alquimia e é possível obter resultados surpreendentes com essas ervas.
* Outra vantagem é saber a procedência. O cultivo em casa livra da preocupação dos agrotóxicos e podemos colher e usar na hora. Ou seja, ganhamos tempo e sabor.
* Os produtos orgânicos são mais saudáveis e ainda não prejudicam o meio ambiente. Então, vamos inserí-los em nosso cardápio? Melhor gastar com os orgânicos do que com os remédios no futuro, não é mesmo?
Ah! Não posso esquecer de falar das águas aromatizadas ou saborizadas. Simples de fazer e excelente para a eliminação de toxinas do nosso organismo. Como precisamos tomar um litro e meio de líquido por dia, uma boa opção é a gente mesclar sucos, chás e água normal ou saborizada com ervas como hortelã, alecrim, capim limão ou outro de sua preferência. Podemos nos arriscar nestas misturas. Tente, invente, misture e descubra o sabor que mais lhe agrada.
Uma receita bem fácil de fazer é misturar água, limão e hortelã. Fica uma delícia! Simples, gostosa e saudável! Dá para acrescentar gengibre ou laranja também!
Os chás e seu poder medicinal, revigorante e desintoxicante ficarão para outro post. Até o próximo!
#verdequetequerover #alimentacaosaudavel #organicoemelhor
Abraço fraterno!
2 Comments
Adorei a dica, não sabia sobre o horlelã. valeu!
Oi Cristiana, eu também não sabia, tanto que quando comprei os dois estavam juntos e a reportagem me ajudou (informação é tudo rs). Já fiz a troca de vaso e ele está bem bonito! Obrigada pelo comentário, bjo