#Oquefazvocêfeliz? Vamos analisar esta questão?
16 de fevereiro de 2015A Evolução do Discurso da Sustentabilidade
18 de fevereiro de 2015
Você já se perguntou como vai querer estar quando chegar à melhor idade?
Pensar no futuro não me parece uma preocupação da nossa sociedade. Em tempos de amor líquido (Bauman) e do Império do efêmero (Lipovetsky), pensar no futuro é algo quase bizarro.
Mas vamos fazer esse exercício hoje? Quem disse que velhice tem que ser sinônimo de doença, acomodação e sofrimento? O que eu sei é que ter qualidade de vida depende das nossas escolhas no agora.
E me pergunto: Por que é tão difícil escolher viver bem? Comer bem e saudável, dormir no mínimo 8 horas e sem interrupções, (ou seja, sem insônias de preocupação!), fazer exercícios, escolher desacelerar e optar por usar o TEMPO, sim, ele, o elemento mais precioso da modernidade, com sabedoria?
Ouvimos inúmeras vezes sobre cuidados essenciais que precisamos desenvolver para termos uma vida plena. Há programação na televisão dedicada à temática do Bem Estar, literatura científica, blogs, sites, médicos e especialistas dando dicas. Enfim, uma leva de informações disponíveis para se atingir uma vida mais equilibrada.
Mas minha curiosidade passa por um questionamento básico: Por que é tão difícil fazer esse tipo de escolha? Queremos tanto a felicidade e a qualidade de vida e caminhamos no sentido, muitas vezes, contrário. Pois os excessos de todos os tipos são o avesso do EQUILÍBRIO.
Muito trabalho, muito sol, muita comida e bebida, comida industrializada, fast food, correria, congestionamentos no trânsito, stress, sedentarismo, noites mal dormidas. Enfim, essa lista aumentaria consideravelmente se acrescentássemos os fatores emocionais que atormentam a alma. (Essa reflexão ficará para outro dia).
Por que o ser humano age ou reage de forma destrutiva? Seja consigo ou com o planeta?
Esse espaço será para refletirmos sobre essas questões. Não sei se indicarei respostas, acho que elas poderão ser construídas em conjunto com a participação dos leitores.
Que possamos usar esse espaço para inúmeras reflexões e quiçá promover mudanças valiosas em busca de uma vivência mais rica, mais plena, mais saudável e com menos dor.
Obs.: este vídeo sobre o uso do filtro solar é bem famoso, mas acredito que ele é tão reflexivo que nos ajudará a escolher o melhor.
Abraço fraterno!