Espiritualidade, o que significa para você?
25 de junho de 2019MINDFUL EATING – COMER E SER FELIZ!!!
9 de julho de 2019DIA DAS COOPERATIVAS – 04 DE JULHO
Começo este texto com uma interpretação livre do significado da palavra reciclagem, considerada aqui como o ato, processo ou efeito de reprocessar uma atitude, quando sua transformação está incompleta ou quando é necessário aprimorar propriedades ou melhorar o entendimento da questão como um todo.
A recuperação e reinserção são partes vitais na reciclagem, o que nos leva a entender que tudo depende de um delicado equilíbrio no círculo da vida. E como num jogo de dominó, cada peça pode afetar outra, para o melhor e para o pior.
Devemos firmar o compromisso de incorporar pequenas mudanças na realidade diária em busca de um ser mais sustentável. Todo dia é dia de reciclar atitudes, evoluir sempre e ser alguém melhor.
Nunca se falou tanto da temática ambiental, em repensar, renovar e mitigar ações prejudiciais. Desta forma porque não aproveitar esta onda e reciclar atitudes cotidianas, começando com um bom café da manhã naturalmente saudável e ambientalmente correto. Menos é mais, para nossa saúde e para o bem de nosso planetinha.
Existe uma máxima que diz que todo dia temos que fazer no mínimo alguma coisa boa. Por que não incluir as ações relacionadas ao cuidado com o meio ambiente neste contexto?
Cada indivíduo deve compartilhar soluções para atender à demanda de recursos e reduzir os impactos do consumo desenfreado, buscando desenvolvimento econômico alinhado a uma vida digna, de qualidade e ambientalmente correta para todos.
Vamos reciclar o pensamento negativo. Nunca tivemos acesso a tanta informação e tecnologia para aproveitamento inteligente de resíduos e dar novos destinos a estes, com consequente aumento do ciclo de vida e da vida útil dos produtos.
Diversos estudos relacionados ao clima, energia, cuidados com as águas, cidades sustentáveis, erradicação da pobreza, vem sendo realizados e a temática da construção de um futuro sustentável está presente em nossas vidas.
A reciclagem é a transformação do velho, que já não serve mais para seu uso primário, em algo novo, sem a necessidade de continuar a esgotar os recursos não renováveis. Reduzir o consumo, reciclar nossa dependência de só extrair matéria prima do meio ambiente.
Para o desenvolvimento sustentável a solução deve ter viabilidade técnica, econômica e sócio ambiental. Pensando em novos e diferentes produtos, quanto do que existe hoje, estava disponível dez anos atrás?
A desigualdade social e econômica torna insustentável a vida na Terra. Importante ampliar horizontes e neste ponto tudo começa com a conscientização ambiental, trabalhando a comunicação humana. Reciclar o tempo e otimizar ações, rever atitudes e reprogramar comportamentos. Deixar tempo para novos objetivos e novas experiências. Tarefa desafiadora nestes tempos de zumbis dos smartphones.
De vez em quando tiro alguns minutos para observar o tempo passando e o que as pessoas têm feito em termos de comportamentos sustentáveis. É incrível as situações que encontramos quando concentramos nosso olhar no mundo real.
Ontem no vagão do metrô, com exceção do agente de segurança e eu, todos estavam no mundo do smartphone e seus milhões de acessórios. Será que alguém estava pensando em reciclar algo? Euzinha. Pensava em como reciclar a humanidade nestes tempos em que o ter é muito mais importante do que o ser e o comprar parece ser o verbo mandatório.
Precisamos manter um relacionamento sério de respeito com o Planeta Terra, baseado no benefício mútuo entre a raça humana, fauna, flora, ar, terra, água …
O futuro é o tempo que nos resta, reinvente-se, dê um upcycling e transforme-se cada dia em uma versão melhor, que respeita o próximo e a natureza.
Renove suas atitudes, tenha coragem de fazer uma revolução com propósito em sua vida e inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.
Reciclar é preciso. É bom para o mundo todo e para todo mundo também!!!
Minibio de Paula Tavares
Mestre em Sustentabilidade, graduada em Biologia e em constante aprendizado. Voluntária na Abraps (Associação dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável) nos GT Visão e Lixo Zero desde 2018. Membro da Câmara Ambiental da Indústria Paulista. Feliz em um dia de inverno e sol, durante uma apresentação de música clássica em qualquer parque da cidade. Acredita que a força estará conosco nos imensos desafios que vem por aí.
Gostou desse artigo? Leia esse também sobre o Lixo e a reciclagem