A força e a delicadeza de ser mulher!
8 de março de 2015A economia do UM garante recursos para TODOS
25 de março de 2015Antes da minha aula começar, aproveitei para registrar esse momento no CEPEUSP |
Há 7 anos descobri a Yoga e simplesmente me encantei com a filosofia, com a prática e com o bem estar que ela me proporciona. Para mim, Yoga é sinônimo de tranquilidade, encontro, entrega, descoberta da nossa força interior, reconexão, união.
Conheço algumas pessoas que não gostam da prática porque é muito parada (acredito que essas são as que mais precisam, pois uma mente agitada se equilibra com os asanas e a observação dos efeitos). E um dos efeitos da Yoga é o relaxamento, a diminuição da ansiedade, do estresse, das preocupações.
Outras pessoas não praticam porque acham muito difícil, pois exige força e equilíbrio. Realmente há posturas que exigem mais do corpo, mas tudo é uma questão de tempo e da condução do professor na hora da aula. Mas o fato é que praticar Yoga é muito mais do que fazer exercício de alongamento e posturas difíceis como superação para o ego. Ela é um caminho para revigorar o corpo e tranquilizar a mente.
Conheci a Hatha Yoga com o professor Marcos Rojo, que é uma referência na área, e ele torna a prática surpreendentemente fácil e prazerosa. Ele é enfático ao explicar que não temos que sofrer nas posturas nem exigir uma performancedo corpo, muito menos nos comparar com o colega que está ao nosso lado.
Sendo uma filosofia que prima pela não violência, a Yoga preza pelo progresso individual, em que cada um respeita seu limite e seu tempo de prática. Assim ao finalizar uma aula, o praticante não pode sair cansado ou dolorido. Pelo contrário, deve sentir tranquilidade, confiança, disposição e uma energia revigorante.
Segundo Marcos Rojo “praticamos Yoga para nos tornarmos seres humanos mais atentos, mais plenos, mais autênticos e mais felizes. Faça do seu dia um dia sagrado, faça com que seu trabalho seja sagrado, que a refeição seja sagrada, que seus amigos sejam sagrados, e porque não os inimigos também. Faça com que o profano se torne sagrado e com que o sagrado se torne profano. Que não haja distâncias entre a prática e o dia a dia”.
Atualmente faço o curso de Capacitação de Yoga – módulo II pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Yoga (IEPY) e postarei outros textos mais teóricos sobre a filosofia, sobre os asanas, pranayamas e meditação. Sim, a meditação é o objetivo final de quem pratica Yoga e para mim esse é um caminho sem volta na busca da minha essência e da minha felicidade.
Quem quiser conhecer o Espaço do Prof. Marcos Rojo é só acessar o site dele:
Namastê!
3 Comments
Se as pessoas soubessem o quanto o Yoga faz bem teríamos uma Sociedade muito mais equilibrada e pacífica.
É uma pena que ainda seja tão pouco acessível.Duas aulas por semana tem um preço quase que impraticável para a maioria das pessoas.
Acredito que a prática do Yoga e Meditação deveria fazer parte do currículo escolar de sde muito cedo. Formaria crianças,jovens e adultos muito melhores consigo mesmo e consequentemente com a Sociedade como um todo.
Namastê!!
Oi Cassio você está coberto de razão. Todos deveriam ter aulas de Yoga, Meditação, Música, Filosofia, enfim, aprender que o ser é mais importante que o ter…infelizmente somos treinados para sermos competitivos na cultura do consumo…e o resultado é esse stress, ansiedade e todas as síndromes da sociedade contemporânea. Forte abraço… #gratidãoinfinita #namastê. Ah, a aula no CEPEUSP são duas por semana, e pagamos uma taxa semestral bem acessível, mas realmente não é a realidade de muitas cidades! 🙂
Olá, Chirles. Parabéns pela matéria sobre Yoga e pela entrevista com o Prof. Marcos Rojo. O curso de Capacitação em Yoga – IEPY é excelente. Fiz dois anos com o Marcos e sua equipe de professores. Um abraço. Regina Pastore (www.reginapastore.blogspot.com)