O que podemos fazer para sermos mais felizes?
20 de março de 2016Granola de sementes, receita do projeto de livro Paz, Amor e Granola
24 de março de 2016A especialista coach Andrea Deis, fala sobre florescer, relação com a felicidade e a importância do FIB (Felicidade interna bruta). Segundo a especialista em comportamento humano, Andrea Deis, todos procuram pela felicidade, mas onde encontra-la? As importâncias dos pensamentos e das construções positivas na vida fazem toda a diferença para a busca da felicidade.
De acordo com Andrea, flourishing significa florescer, que é o estado no qual o individuo esta e como administra suas emoções, seu potencial e seus objetivos. O Florescimento refere-se ao funcionamento positivo do ser humano, o que potencializa seu crescimento e bem-estar. “É preciso
nutrir suas emoções positivas, utilizar ao máximo o seu potencial e atingir objetivos imbuídos de propósitos” afirma Deis.
Segundo Keyes e outros estudiosos da psicologia positiva, a saúde mental não é apenas a ausência de doenças e patologias. Mesmo sem apresentar enfermidades ou distúrbios, o indivíduo que não está florescendo possui poucos indicadores que caracterizam uma boa saúde mental.
De acordo com a pesquisa feita por Keyes, nos Estados Unidos, apenas 17,2% da população adulta esta florescendo. A maioria – 56,6% – possui apenas saúde mental “moderada”. Quer dizer, as pessoas não estão realmente bem, felizes e realizadas, mas apenas “OK”. Ainda segundo a
pesquisa, 12,1% das pessoas se encontram no estado de languishing e 14,1% estão em depressão.
“Despertar para o florescer na nossa vida significa viver intensamente cada dia, elevando seu nível de felicidade, bem estar, entusiasmo neutralizando o que não nos faz bem e potencializando as seis dimensões do bem-estar psicológico: aceite a si mesmo, evolua, viva pelo seu propósito, seja dono da sua vida, se relacione positivamente e entenda o mundo que o cerca” diz Andrea.
Segundo a especialista, o indicador FIB, (Felicidade Interna Bruta), vem como uma alternativa complementar a outras medidas de riqueza de uma comunidade que vai além do desempenho econômico traduzido hoje no indicador PIB, Produto Interno Bruto. O FIB inclui atividades não
monitorizadas como uso equilibrado do tempo, cuidados com a família, esgotamento de recursos naturais e bem estar humano, a felicidade.
A utilização de indicadores de bem-estar vem, nos últimos anos, ganhando muita relevância em todo o mundo, e estão sendo implantados em alguns países do mundo, tais como EUA, Dinamarca, França, Tailândia, Canadá, e Austrália. No Brasil foram aplicadas nas cidades de Campinas, Angatuba, e Itapetininga no estado de São Paulo, e em Bento Gonçalves, RS e no núcleo rural Rajadinha, Brasília, DF.
“É importante avaliar o quanto você tem tido no seu dia de florescimento ou de languishing (definhamento), perceber que a decisão esta em suas mãos, e que a escolha é sua. Decida querer viver e não sobreviver, decida florescer”, afirma Andrea.
ser feliz é viver pelos seus valores potencializando seus talento
As técnicas de coaching potencializam este processo, porque desperta para o consciente e para as reais ações a serem tomadas. Decida hoje mesmo ser feliz e aumentar seu nível de bem-estar, saúde e qualidade de vida.