Quando a morte chegar, que ela me encontre viva e feliz
7 de outubro de 2023Não sinta culpa por ser feliz, seja um happytalista
22 de novembro de 2023Em uma roda de estudos promovido pela Escola pra Vida, fui desafiada a pensar qual virtude vem antes nessa tríade: Propósito, Protagonismo ou Prosperidade. Logo, pensei em responder Propósito, pois é o que me faz acordar todas as manhãs.
E se eu disser que o provocador Eduardo Almeida do Ikigai Brasil afirmou que o que deve vir primeiro é o PROTAGONISMO, pois ele é o elemento da entrega, da realização, portanto, da ação na vida.
Quantas pessoas já revelaram seu propósito, mas não o vivencia no cotidiano? Dessa forma, podemos pensar que o propósito é a intenção nobre, mas sem a ação nobre, não deixaremos nossa marca no mundo. Por isso, é preciso protagonizar a vida, assim como bem fez Gandhi, Nelson Mandela, Madre Teresa de Calcutá, Ayrton Senna, dentre tantas outras personalidades realizadoras.
O que diz a Psicologia Positiva sobre protagonismo
Investigando com curiosidade genuína a provocação do Eduardo sobre a relação do protagonismo e propósito, lembrei que o Dr. Martin Seligman, pai da Psicologia Positiva, quando criou o acrônimo P.E.R.M.A também trouxe o Protagonismo para o bem-estar e o florescimento humano. Quer ver como?
Só você pode praticar Emoções Positivas (P – Positive Emotions)
Só você pode viver o Engajamento e o estado de flow realizando o que você ama fazer (E- Engajamento)
Está em suas mãos cultivar Relações Positivas e nutrir uma rede de apoio. As conexões humanas requerem dedicação, tempo de qualidade. (R- Relationship)
O revelar do Propósito (P – Purpose) requer um mergulho profundo para saber o que você veio fazer aqui. Qual “gift” ou Propósito você quer entrega para o mundo?
Só você pode realizar seus sonhos, seus objetivos e metas, e para além de você, realizar o seu propósito. Daí o A de Accomplishment, que significa Realização.
Faz sentido que está em suas mãos cultivar seu bem-estar e felicidade?
Quando você descobre e se compromete a fazer o que ama, ser excelente naquilo que ama, ganhar para fazer aquilo que ama e esse propósito faz bem para o mundo, você está vivendo uma vida significativa e esse é o ponto relevante para viver em contentamento, em felicidade sustentável.
Resumindo: seja pelo IKIGAI – termo oriundo da ilha de Okinawa, no Japão ou do P.E.R.M.A, termo da Psicologia Positiva, as duas linhas de pensamento e da ciência nos convidam a ser Protagonista da Vida. Transformando o potencial latente em um fato realizado.
“A potência é a manifestação do Infinito no seio do finito, ela é a força de composição do Universo que gera bons encontros” – Baruch Espinosa
E você já está colocando seu potencial e seu propósito em ação?
Não viemos ao mundo para viver apenas uma vida boa, mas para vivermos uma vida significativa. Finalizo com uma frase que virou uma chave dentro de mim. Frase do Dr. Martin Seligman “O propósito é o caminho para a felicidade duradoura”.
Mas reafirmo que sem a ação, sem protagonismo, é impossível viver a felicidade duradoura…só vivendo o propósito em ação, você sente a felicidade e ainda vive na prosperidade. Bora vivenciar os 3 Ps da Vida: Propósito, Protagonismo e Prosperidade?
Se esse artigo te trouxe algum insight, deixe seu comentário…vou amar responder!
Se você gostou dessa reflexão leia também o artigo Um convite ao saboroso protagonismo da sua Vida