Conflitos, ao que eles se associam?
21 de outubro de 2018Vida com sucesso ou fracasso? Nada além do que a impermanência da vida
21 de outubro de 2018O nosso cérebro aprendeu como deve disparar nossas atuais reações comportamentais a partir de sensações e situações que vivemos no do dia a dia, principalmente, durante a nossa primeira e segunda infância (de 0-6 e 7-12 anos). Guiado pelo instinto de sobrevivência, ele foi criando mecanismos de defesa querendo apenas nos proteger das situações e crenças negativas que vivenciamos.
Tudo o que vemos, ouvimos e sentimos repetidamente ou sob forte impacto emocional cria sinapses neurais que gravam, ou guardam memórias que servem depois como comandos para enviar reações comportamentais toda vez que algo parecido acontece.
Então, na prática, se você hoje tem comportamentos sabotadores como: medo de agir, de falar em público, de ter dinheiro, de ter sucesso, de ter um negócio próprio ou até mesmo de ser feliz nos relacionamentos ou em qualquer outra área da vida, você aprendeu com exemplos em casa, na escola, na convivência com outros indivíduos.
Diversas situações em que você foi exposto a alguma emoção muito forte ou por falas repetidas muitas vezes por pessoas queridas e depois reforçadas durante outras fases da vida, viraram padrões comportamentais negativos hoje em sua vida.
O mesmo acontece para tudo o que é positivo e empoderador. Todas as crenças que geram resultados positivos, também foram formadas por situações que gravaram essa emoção positiva em você.
Tendo consciência sobre isso, é possível decidir por continuar com esses padrões negativos ou buscar formas de ressignificar e transformá-los em novos padrões que gerem resultados positivos.
O que fazer para ressignificar crenças negativas?
Estudos avançados sobre neurociência e programação neurolinguística confirmam a nossa plasticidade cerebral e ensinam técnicas de como reprogramar crenças sabotadoras.
As duas principais formas de reprogramar ou ressignificar crenças negativas são por repetição ou por forte impacto emocional. Abaixo temos duas dicas para você começar a deixar suas crenças negativas para trás:
1- Declarações Positivas – (combata cada pensamento e sentimento negativo sobre você mesmo com frases que te empoderem como “eu posso”, “eu consigo”, “eu mereço”, “eu sou capaz”, “eu sou próspero”, “eu tenho saúde”, “eu sou feliz”)
2- Participe de treinamentos imersivos que criem contextos de alto impacto emocional (alguns treinamentos que mudaram a minha vida e ressignificaram muitas crenças negativas em minha vida foram o MétodoCIS, do Paulo Vieira e o MMI -Millionaire Mind Intensive, do T. Harv Eker).
Quanto mais responsabilidade sobre si mesmo você tiver e optar por assumir o controle de suas emoções e reações, mais sua realidade irá mudar. T Harv Eker ensina no MMI que não é possível mudar os frutos sem trocar as raízes, então temos algumas dicas para que você comece hoje a combater seus hábitos negativos para criar uma vida mais feliz e abundante:
Dicas para combater hábitos negativos.
1- Leia livros sobre desenvolvimento humano (alguns livros que me ajudaram muito são – Os Segredos da Mente Milionária – de T. Harv Eker, Mentalidade – de Pablo Paucar, O Poder da Autorresponsabilidade – de Paulo Vieira e Dominando a Voz Interior– de Blair Singer)
2- Junte-se a grupos de pessoas inspiradoras (faça trabalhos voluntários, participe de treinamentos e retiros, faça amigos novos que te inspire a ser um vencedor)
3- Tenha um mentor ou um coach (alguém que te ajude a definir metas e te cobre semanalmente pode fazer você adquirir hábitos positivos)
4- Tenha um hábito matinal de energização e meditação (agradeça pelo menos 30 coisas todos os dias, coloque uma música animada e dance, assista vídeos engraçados e ria, abrace 5 pessoas logo pela manhã, elogie)
Seguindo esses passos você começará a desenvolver mais a sua autorresponsabilidade, fator fundamental para construir uma vida extraordinária. Paulo Vieira em seus livros e treinamentos ensina seis leis para conquistar a autorrenponsabilidade
As seis leis da autorresponsabilidade – Paulo Vieira
1- Se for criticar (as pessoas) … cale-se.
2- Se for reclamar (das circunstâncias)…dê sugestão.
3- Se for buscar culpados…busque a solução.
4- Se for se fazer de vítima…faça-se de vencedor.
5- Se for justificar seus erros…aprenda com eles.
6- Se for julgar alguém…julgue a atitude da pessoa.
Você é co-criador da sua realidade, agora que está mais consciente e esclarecido sobre como combater os seus padrões, hábitos, pensamentos e comportamentos limitantes procure mergulhar nesse universo interior e se desenvolver diariamente. Não existe fórmula mágica, existem estudos, exercícios, cursos e muito trabalho que exigem comprometimento, disciplina, resiliência e muito auto amor. Isso tudo sozinho pode ser difícil, então junte-se a mais gente que está em busca de desenvolvimento e fortaleça-se todos os dias de amor e muita felicidade sustentável.
Vídeo_animação sobre 7 Hábitos Matinais para viver melhor
Por Wander Dourado, Coach e Trainer de Growth Master