Sei que o amor não machuca, e você deve saber disso também, só que não consegue admitir, por isso prefere esquecer-se de si e, consequentemente, esquecer do outro. Será então que evitar se arriscar em um relacionamento é uma das formas de negar o amor? Será que precisamos de remédios para diminuir a solidão que sentimos? Será que é realmente necessário ter alguém? Será que antes você não precisa se conhecer melhor?
Amar não deve ser mais difícil do que fazer esse sentimento durar. Aliás, fazê-lo sobreviver aos altos e baixos que qualquer envolvimento tem. Talvez você esteja acomodado em uma relação e não quer dizer adeus porque tem medo de não ser amada por mais ninguém. E é assim que você se machuca, pois começa a faltar em seu coração o amor mais lindo e urgente: o próprio.
É fácil namorar alguém só para ter companhia no cinema e ao sair de lá sentir-se infeliz e sozinha (o). É fácil namorar alguém que tem as mesmas ideologias religiosas ou culturais, pois assim se evita maiores confrontos, mas também não se descobre o que é ter a companhia de alguém que pode lhe acrescentar muito, principalmente por ser tão diferente de você. Qual é o problema? É fácil namorar alguém bonito demais para não se envergonhar diante da família e das amigas, mas será que vale a pena se aquela beleza for só exterior?
Você não pode se contentar em viver rótulos, pois há apenas uma vida para que realize seus sonhos, e quase nunca uma vida é suficiente para todos os nossos desejos, não é mesmo?
Nunca pensou assim?
Não existe um lugar seguro para amar, mas existe a possibilidade de estar em braços seguros, que sempre serão aqueles que não irão lhe soltar na primeira tempestade. Pare de detalhar a sua vida e fazer dela uma lista de supermercados, porque o inesperado pode mudar a sua existência. É impossível evitar desilusões, porém, é possível sobreviver a elas, extraindo lições, percebendo que não é difícil amar. O difícil mesmo é encontrarmos pessoas que saibam amar.
E como se aprende a amar? Talvez amando? Talvez cuidando? Talvez se arriscando? Mil perguntas chegam à mente. No entanto, aprender a amar é, muito antes, aprender a viver, sabendo que cada experiência chegou até nós porque fomos um ímã para elas. Você duvida? Repare então em como está sua vida amorosa, e assim você perceberá que o amor não pode machucar, porque não foi criado para isso. Portanto, faz todo sentido o que diz Osho:
Jared Amarante é jornalista, roteirista e tem quatro livros publicados. Sua carreira começou aos 17 anos quando publicou seu primeiro livro, em Portugal. Hoje é um colunista do Felicidade Sustentável, sempre escrevendo sobre sentimentos e comportamento.