Pequenas mudanças na rotina trazem mais felicidade e, consequentemente, melhoram as relações (Foto: Getty Images)
Matéria na Casa Vogue sobre 5 hábitos que podem tornar o dia a dia mais feliz que foi publicado em 20 de Março de 2022 • 06:02.
Neste Dia Internacional da Felicidade, conversamos com especialistas que deram dicas que podem ajudar a levantar o seu astral (e da sua casa)
Você sabia que hoje é o Dia Internacional da Felicidade? Celebrada desde 2013, a data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma maneira de reconhecer a importância da felicidade na vida das pessoas em todo o mundo.
Para cada um, essa sensação prazerosa pode ser descrita de maneira diferente. Segundo a jornalista e palestrante, Chirles Oliveira, fundadora do Instituto Felicidade Sustentável, não existe uma definição única de felicidade, já que ela está relacionada a uma percepção subjetiva. “Mas gosto da descrição da Dra. Sonja Lyubomirsky, psicóloga por Harvard e pesquisadora da Psicologia Positiva, que diz que ‘felicidade é uma experiência de contentamento e de bem-estar combinada à sensação de que a própria vida possui sentido e vale a pena’, diz.
Desta forma, pode-se compreender que a felicidade é uma experiência, portanto, vem de uma atividade, de uma prática. Chirles acrescenta: “No fundo, não é sobre algo extraordinário que acontecerá intensamente em algum momento da vida (nas férias, por exemplo), mas trata-se das coisas óbvias e simples praticadas com constância, promovendo saúde, longevidade, bem-estar e claro, felicidade genuína”, detalha a profissional.
Pensando estimular essa sensação no cotidiano, Chirles Oliveira listou cinco hábitos que favorecem uma vida mais alegre. Confira.
1. Treine a mente
Cultive a atenção plena fazendo pequenas pausas durante o dia. "Pausas de dois a cinco minutos, a cada duas horas de trabalho, promovem o relaxamento do corpo e da mente, trazendo benefícios no fim do dia. Outra prática é a meditação de 15 a 30 minutos diários antes de dormir e logo ao acordar.", ensina a jornalista.
Ela relata ainda que treinar a mente a repousar e se atentar à respiração acalma o fluxo incessante dos pensamentos. "No silêncio, encontramos clareza, foco, conexão com nossa essência. Mas é uma prática, todos podemos aprender." Para realizar essa missão, você pode recorrer a aplicativos, práticas guiadas no Youtube ou programas de mindfulness (a palavra que pode ser traduzida como atenção plena e define a prática de se concentrar completamente no presente), que ensinam diferentes técnicas.
2. Pratique exercícios
Natação... Não importa o estilo, o importante é se movimentar, porque isso libera o hormônio da endorfina que atua como um poderoso analgésico, ajudando a controlar a resposta do corpo ao estresse. Eu, por exemplo, sou fã de yoga e pratico desde 2012. Com ela, aprendi a observar a respiração e a desfrutar de paz no corpo", conta a especialista.
3. Descanse
Esse quesito envolve o sono reparador, que recupera as energias. "Não é apenas a quantidade do sono, mas a qualidade. Quando dormimos bem, liberamos hormônios e acordamos dispostos, energizados. Se dormimos e acordamos cansados, é sinal de que não descansamos porque levamos a bagagem do dia para cama. Por isso a importância de ter rituais de sono ou higiene do sono, um hora antes de deitar. A prática de se desconectar dos eletrônicos e a meditação ajudam muito nessa qualidade do sono."
4. Seja altruísta
"É comprovado cientificamente que a generosidade traz bem- estar e felicidade. Sabe aquele clichê 'fazer o bem faz bem'? É pura realidade. Então, se quiser sentir mais felicidade, pratique.
5. Cultive bons relacionamentos
É fundamental dedicar um tempo da nossa agenda para manter esse bom hábito. "No fundo, é isso que realmente importa, olhar para o lado se se sentir pertencente, amado e poder amar. Viver alegrias com quem confiamos, mas também ter com quem contar quando as dificuldades chegam. Relações positivas são nosso manancial de felicidade", enfatiza.
Quer ler na íntegra? Acesse a página do CASA VOGUE por Camila Santos
Ou baixe aqui o PDF. Acesse BAIXAR PDF