15 de março é dia do consumidor, mas no lugar de ir às comprar que tal refletirmos sobre o consumismo que rege boa parte da prática da cultura do consumo? Você compra por necessidade ou desejo? Você se considera um consumidor consciente? O mundo está mudando, e há um movimento chamado de economia para transição pautada na experiência e não na posse. Há também milhares de adeptos do Movimento Simplicidade Voluntária que se inspiram no livro com o mesmo nome, de Duane Elgin.
Neste livro, o autor propõe um estilo de vida mais simples, mais próximo da natureza, com menos consumo e mais consciência pessoal, social e ambiental. Na verdade, este movimento comunga com o propósito da sustentabilidade que prima pelo equilíbrio de três aspectos: social, econômico e ambiental. Duane enfatiza que a adoção de hábitos mais simples está menos no exterior, e mais focada no interior das pessoas, em suas percepções sobre a vida.
.
Há vários exemplos de pessoas que mudaram seus estilos de vida e conseguiram se sentir muito mais realizadas e felizes ao optaram por ter menos coisas e mais emoções. Menos bens materiais e mais tempo para o relacionamento com a família. Vem daí a máxima de que menos é mais. Mas ela serve para as pessoas que desejam bem-estar e integridade física, mental e emocional mais do que bens materiais.
.
Sinto que cresce a percepção das pessoas de que uma vida com muito estresse no trânsito, no trabalho, o sedentarismo (pois nunca se tem tempo para a atividade física) e a falta de uma alimentação saudável geram muito mais insatisfação e doenças do que felicidade. Mas mudar não é tão simples assim, e por isso que Duane Elgin afirma que a simplicidade é um ato voluntário e consciente do que realmente importa para cada indivíduo.
.
Quem opta por uma vida mais simples, não prioriza o consumismo e os bens materiais. Pelo contrário, valoriza o que é essencial como a saúde, a família, os amigos, o trabalho sem escravidão, sua conexão com a espiritualidade, seu lado emocional em equilíbrio com todos esses aspectos. Parece utopia, mas acredito que seja uma questão de foco. É preciso compreender o que é a felicidade para si e dirigir todos os esforços nesta direção.
.
Quantas pessoas nós conhecemos que mudaram seus padrões de vida por opção e que hoje se sentem mais completas e realizadas? Você conhece alguma boa história? Compartilhe conosco e demonstre como é possível fazer escolhas sábias e saudáveis.
.
Vou contar muito resumidamente a minha história. Depois que me curei de uma doença gravíssima em 2011, decidi trazer mais equilíbrio ao meu cotidiano. Penso que a saúde é o meu bem mais precioso, junto com o tempo que me permite realizar as coisas que realmente gosto e acredito. Por isso, tive que fazer escolhas para conciliar meu trabalho como docente, meu relacionamento afetivo, minha alimentação e atividades físicas, minha terapia e os encontros com meus amigos.
.
Percebi que não adianta ter uma conta bancária recheada e ficar doente com frequência, gastando dinheiro com médicos e remédios. Compreendi que fazer um trabalho voluntário alimenta minha potência de alegria interior. Descobri que a Yoga e a meditação são fundamentais para meu equilíbrio emocional e espiritual. Experienciei que é muito melhor viajar e conhecer novas culturas do que ficar apegada ao dinheiro na conta corrente. Aprendi que perdoar e amar meus familiares e as pessoas do meu convívio me trouxe ganhos incríveis, e por fim, que cultivar a amizade é a minha maior riqueza.
.
Isso não é uma receita. Esse foi o meu caminho e acredito que cada um, no seu tempo, irá descobrir o seu!
Abraço fraterno!
Chirles de Oliveira
Para quem se interessar por essa literatura estão aqui algumas informações:
Título: Simplicidade voluntária – Em busca de um estilo de vida exteriormente simples, mas interiormente rico
Autor: Duane Elgin
Editora: Cultrix
Ano: 2012
Número de páginas: 208
Preço médio: R$ 31,00 (Livraria da Folha) e R$ 27,00 (Buscapé)
2 Comments
Fiquei com vontade de ler o livro!!! E adorei a dica de onde comprar e o livro e o preço que ele pode custar.
Oi Cristiana, que bom que gostou, o feedback é super importante para nós! Boa leitura e quero te ver sempre por aqui! beijo grande!