Por quais motivos comemos demais?
23 de julho de 2019Uma carta de gratidão ao meu anjo da guarda em vida
18 de agosto de 2019Dia 18 de julho, celebra-se o Dia Internacional de Nelson Mandela. Ele foi um homem memorável que marcou a história da nossa civilização porque ousou viver o seu propósito. Mandela ousou ser o capitão da sua alma e o protagonista do seu destino.
Ele estava preso em Robben Island, vivendo dias difíceis, mas encontrou no poema do britânico William Ernest Henley, escrito em 1875, a força, a inspiração e esperança necessárias para manter-se vivo, lúcido e com a mente e coração focados no seu aprendizado.
Como viver tamanha adversidade sem ser tomado pela raiva? Como compreender o perdão e o amor numa cela tão pequenina? O que o silêncio e a introspecção têm a ver com essa experiência de crescimento espiritual, moral, pessoal de Mandela?
Um homem com alma nobre e espírito forte conseguiu mudar a história do seu país e deixar um legado, com ensinamentos que nos fazem refletir, elevar nossa consciência sobre temas como: perdão, sobre amor incondicional, sobre protagonismo, coragem, solidariedade, educação, opressão, dentre tantas lições.
“Não importa o quão estreito seja o portão e quão repleta de castigos seja a sentença, eu sou o dono do meu destino, eu sou o capitão da minha alma”. – Invictus.
INVICTO
William Ernest Henley
Da noite escura que me cobre,
Como uma cova de lado a lado,
Agradeço a todos os deuses
A minha alma invencível.
Nas garras ardis das circunstâncias,
Não titubeei e sequer chorei.
Sob os golpes do infortúnio
Minha cabeça sangra, ainda erguida.
Além deste vale de ira e lágrimas,
Assoma-se o horror das sombras,
E apesar dos anos ameaçadores,
Encontram-me sempre destemido.
Não importa quão estreita a passagem,
Quantas punições ainda sofrerei,
Sou o senhor do meu destino,
E o condutor da minha alma.
Selecionei 10 frases do célebre Nelson Mandela para nossa reflexão, com objetivo de prestar uma homenagem a esse ser de luz que soube viver aqui na Terra com maestria.
- Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.
- Eu não me importo com o quê os outros pensam sobre o que eu faço, mas eu me importo muito com o que eu penso sobre o que eu faço. Isso é caráter.
- Não se esqueça de que os santos são pecadores que continuam tentando.
- Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição, e há crianças com fome que choram.
- Nenhum poder na Terra é capaz de deter um povo oprimido, determinado a conquistar sua liberdade.
- A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.
- Não há nada como regressar a um lugar que está igual para descobrir o quanto a gente mudou.
- Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo.
- Fofocar sobre os outros é certamente um defeito, mas é uma virtude quando aplicado a si mesmo.
- Ubuntu tem o significado da partilha, compaixão, colaboração, o respeito ao outro como a si mesmo.
Eis um homem que deixou sua marca, que contribuiu para a evolução do planeta vivendo uma vida de luta, de sonhos, de resiliência, de paixão pelo seu chamado, um homem que fez acontecer sem perder a pureza da sua alma. Eu chorei no dia de sua morte, me emocionei com o tamanho do seu feito, só um homem que deixa um legado recebe a homenagem que ele recebeu.
E você o que aprendeu com Nelson Mandela? Conta pra gente? Deixe seu comentário, vou adorar saber.
Imagem de capa Ben Kerckx por Pixabay