Vida com sucesso ou fracasso? Nada além do que a impermanência da vida
21 de outubro de 2018Transição, um abraço em toda a vida
6 de novembro de 2018Olá a todos, sou a Lara Gois e estou muito feliz por ter sido convidada para passar um pouquinho dos meus conhecimentos de alimentação saudável por aqui, a fim de inspirá-los a ter alternativas para o bem-viver… gratidão a esse veículo, Felicidade Sustentável.
Espero ser útil para um despertar de alternativas e informações que adquiri através da minha própria vivência, sim porque não sou profissional da área de saúde, mas apaixonada pela vida e assim sendo, prezo pela qualidade da mesma!
Anos atrás tive alguns problemas de saúde sérios, minha tia indicou um morfologista, Jimmy Albuquerque, para eu fazer um tratamento. Para resumir fiz o tratamento natural, a limpeza do sangue, através da alimentação alcalina e suplementação e foi exatamente nesta fase que comecei a pesquisar mais sobre saúde e alimentação “fora da caixa” ou alternativa.
E com uma lista de alimentos que eu poderia ingerir comecei a fazer experiências e aventuras culinárias rs…,desenvolvi um pão super fácil de preparar e muito nutritivo, minha mãe desenvolveu outras receitas, e à partir daí comecei a estudar um pouco mais sobre alimentação, digestão e saúde no geral.
A questão nem sempre é o que comemos, mas como digerimos
Primeiro mito que me deparei e senti é que “não somos o que comemos e sim o que não digerimos”. Sim uma pessoa pode se alimentar muito bem, mas se não digere, terá problemas, inflamações, fungos, bactérias ruins e por aí vai….então quero dizer que é muito importante saber como está seu organismo, será que ele absorve todos nutrientes necessários?
Algumas pessoas mesmo que não se alimentem de forma considerada “saudável”, estão bem, porque digerem todos os alimentos de forma correta. E como identificar? Através da análise do sangue vivo, feita na hora e com apenas uma gota de sangue retirada da ponta do seu dedo e avaliada com um microscópio já será possível a visualização das suas células, e assim o profissional da área identifica se há discrepâncias ou não.
Mas, também sabemos da importância de obedecermos nosso corpo, pois ele é nosso portal de sabedoria. Aprendi que quando temos fome devemos responder a esse estímulo e comer; quando temos sede devemos ingerir água; as horas de sono precisam ser respeitadas, ou seja, obedeça aos sinais do seu corpo!
O melhor tempo é o tempo desacelerado
O melhor para nosso organismo é retroceder um pouco dessa aceleração cotidiana e pensar nos alimentos mais naturais. Na época dos meus avós, vamos dizer assim…a alimentação era mais natural, menos industrializada. Então, apesar da correria o dia-a-dia, o cuidado conosco é um uma questão de amor e gratidão pelo corpo, pela vida. É uma questão de decisão, organização e ação em prol da qualidade de vida.
Ah, devemos ser alertas também, pois não devemos obedecer à indústria que maquiou diversos snaks como saudáveis e passar no corredor do supermercado e encher o cesto com eles. Cuidado com essa sedução…rs
A maioria dos alimentos saudáveis em geral não está embalada como é o caso das frutas, legumes e verduras. Vamos levantar a bandeira da comida de verdade em prol da nossa saúde?
Precisamos de gorduras boas como azeite, óleo de coco ou até a banha. Bem como das oleaginosas, conhecidas por ser um grupo de alimentos muito saudável, rico em proteínas, gorduras insaturadas, vitaminas e minerais, que devem fazer parte da nossa nutrição diária.
E claro, não vamos deixar de fora a famosa combinação do arroz com feijão, o prato mais brasileiro e mais completo quando ingeridos juntos. E que tal combiná-los com ovos, que é um dos alimentos mais completos, depois do leite materno. Não precisamos destes leites de caixinhas, nem de leite precisamos quando adultos, mas se você gosta, experimente alternativas.
Falando em leite, quer uma receitinha bem fácil e barata?
Tome nota:
Leite de aveia ou de amêndoas, castanhas, nozes, coco, inhame, etc.
Escolha um ingrediente, 1 xícara de chá de aveia flocos finos (ou de alguma castanha)
Deixe de molho num recipiente com 2 xícaras de água (as castanhas por três horas, a aveia a partir 30 min já pode preparar)
Coloque a mistura com a água no liquidificador e acrescente mais dois copos de água.
Bata, até triturar bem, se optou pelo de aveia eu nem costumo coar, se fez com alguma castanha ou nozes, coe num pano virgem de algodão, ou coador fininho mesmo e reserve a farinha (você pode usar no preparo pães e bolos, próxima vez passo a receitinha)
É só levar a geladeira e terá seu leite, muito nutritivo e funcional, em geral pode ser utilizado por dois dias!
Meu intuito é dividir algumas dicas e receitinhas básicas que faço e com isso, desejo agregar valor na sua rotina, despertando um olhar para um viver de forma mais saudável, feliz e intensa.
Até a próxima e não esqueça, a felicidade é uma questão de decisão e nela cabe uma boa nutrição! J