Mergulhar ou ficar a margem?
26 de junho de 2015Pais e filhos: vivem ou sobrevivem?
3 de julho de 2015Muitas pessoas me perguntam se é possível transformar a casa onde moram num lugar mais sustentável ou se é preciso começar uma construção do zero.
Há quem pense que construções sustentáveis são como uma casa de Hobbit no meio da floresta, e não imaginam que atualmente as casas sustentáveis são mais parecidas com esta da foto abaixo, criada como modelo pela Basf.
Se a casa for pensada desde o início com um projeto sustentável, certamente será mais fácil de implementar as tecnologias ecoeficientes disponíveis, com um custo menor. Porém, também é possível fazer em construções existentes pequenas adaptações que a transforme em uma casa “limpa”, “verde”, ecologicamente correta.
Algumas soluções são bem simples, outras exigem um pouco mais de reformas. Diversos fatores podem fazer sua casa se tornar mais sustentável, os materiais que foram utilizados em sua construção, a eficiência enérgica que ela possui, como ela consome e descarta os resíduos sólidos e líquidos, como economiza recursos naturais, enfim uma infinidade de itens.
Citarei alguns que podem ser o início de um projeto para tornar sua casa um pouco menos agressiva ao nosso planeta.
Aquecimento Solar
Trata-se de um sistema de aquecimento de água através da energia solar, os mais comuns são os de placas solares.
Porém existe disponível no mercado modelos com tubo à vácuo extremamente eficientes, aquecendo até mesmo em dias nublados, com apenas um mormaço.
Aquecedor Solar a vácuo |
O uso de qualquer um destes sistemas pode ser conjugado com equipamentos de apoio elétricos ou a gás para períodos onde o sol não é suficiente.
Se você ainda gosta de colocar a mão na massa, a Sociedade do Sol possui um manual de como construir seu próprio aquecedor solar.
Captação e reuso de água de chuva
Com a crise hídrica vivida pelo país neste último ano, esse tipo de sistema tem sido cada vez mais utilizado em residências. O sistema de captação pode ser subterrâneo, utilizando cisternas de plástico igual as caixas d’água, ou podem ser utilizados sistemas externos como estes, que podem armazenar de 200 a 2000 litros de água.
Reservatórios de água de chuva |
Após a captação no telhado é importante utilizar um filtro de folhas e manter a água armazenada com cloro para evitar contaminação. Também é possível criar sua própria cisterna veja como aqui .
A utilização deste tipo de água pode ser para regas de jardim, lavagem de áreas externas e descargas de vasos sanitários.
Permeabilidade de Solo
Outro fator muito importante, principalmente nas cidades, é a impermeabilização dos solos. Muitas enchentes ocorrem, pois os rios e córregos existentes não comportam o volume de água que chega até eles com muita rapidez. Quando temos um piso permeável parte desta água penetra no subsolo, diminuindo a vazão que vai para a rua e sistemas de captação.
Para aumentar sua área permeável, podem-se criar jardins ou utilizar pisos drenantes, que permitem que 50% a 90% da água que cai sobre eles infiltre no solo.
Piso Drenante |
Garagens e corredores de circulação também podem usar este tipo de piso. Além de contribuir com o controle de enchentes, você estará permitindo que esta água retorne ao sistema hídrico naturalmente através de lençóis freáticos, que podem inclusive ajudar a abastecer as represas da sua cidade.
Uma casa não precisa ser parecida com a casa de um duende para ser sustentável, mas se você conseguir implementar pelo menos um destes itens já estará ajudando muito o nosso planeta.
Cada gota que juntarmos, formaremos um grande oceano!
Ate breve!
Luciana Murakami
Luciana Murakami