Urgente: se ame, se encontre
24 de julho de 2015A porta está aberta, meu amor
31 de julho de 2015Você sempre quis ter uma hortinha, mas nunca trilhou o desconhecido mundo das plantas? Saiba que basta boa vontade, dedicação e não ter medo de errar para conseguir um pouco de verde dentro da sua casa. Você não precisa ter um jardim enorme, basta um lugar ao sol para conseguir ao menos alguns temperos!
Uma horta precisa de 04 elementos básicos: luz, água, ventilação e carinho.
O primeiro passo é verificar como o sol incide e por quanto tempo no local disponível para a horta: no período da manhã, da tarde, o dia todo? Esta informação será importante para definir qual tipo de planta irá ser colocada no local.
Depois é preciso escolher o tipo de recipiente que será usado, pode ser uma jardineira, um pedaço de terra no quintal ou em vasos.
Hoje existem várias opções no mercado que facilitam o plantio, como por exemplo os vasos auto-irrigáveis, que precisam receber água somente a cada 15 dias.
Horta Cultive: vaso com dispositivo lateral de irrigação a cada 15 dias |
Para quem tem áreas maiores pode usar este modelo que também armazena água e precisa de menos irrigação.
Noocity.com |
Mas pode dar asas a sua imaginação e usar pneus, latas, baldes, potes de vidro, garrafa pet, tubos de pvc, etc…
Se o espaço é pequeno as hortas verticais são as mais recomendadas, pois ocupam pouco espaço.
Definido local e o recipiente, resta saber o que plantar. Neste momento entra a dedicação e o não ter medo de errar, pois cada local possui características de sol, luz, ventilação, umidade, etc… Talvez algumas plantinhas se percam neste processo de aprendizagem, não desista, mude a espécie, adeque a quantidade de água, adube, e aos poucos, com paciência verá que é possível ter manjericão fresco ou alecrim pra dar um sabor delicioso nos seus pratos.
Para saber qual a melhor planta para o seu local pesquise as espécies que te interessam, algumas são espécies “amigas”, ou seja, gostam da companhia de outras, como o alecrim e a sálvia ou o tomate e o manjericão. Aqui tem uma lista completa das plantas amigas.
Plante varias espécies, assim você saberá qual se adapta melhor ao local.
Uma sugestão se o seu canteiro pega sol direto por pelo menos 2 horas: hortaliças (alface, rúcula), alecrim, sálvia e tomilho.
Se ele é mais sombreado, mas tem bastante luz tente: manjericão roxo, hortelã, salsa, cebolinha.
Lembre-se, a horta precisa de água, ela te mostra sinais de que está bem ou não, aprender a observa-la é um ótimo exercício de conexão e empatia, procure adubar a hortinha com produtos naturais pelo menos 1 vez por mês, ter uma composteira é uma ótima solução para conseguir um adubo de qualidade em casa, escrevi sobre isto neste post sobre compostagem.
Neste site você encontra uma cartilha muito bacana com dicas legais de como fazer sua horta.
Se interessou e quer saber mais? Pesquise sobre permeacultura, agroecologia e biodinâmica, são técnicas de cultivo sustentáveis que podem te ajudar muito!
Até breve!
2 Comments
Que maravilha de dicas!!! Infelizmente não tenho muita sorte com horta em casa, pois moro em apartamento e não bate sol suficiente. Só sei que toda horte que fiz e mantive na janela, lugar que incide um pouco de sol, não vinga. Tenho apenas plantas decorativas que gostam de sombra. Parabéns pela bela matéria.
Obrigada Dilma! não desista, tente as especies de sombra e regue menos (quanto menos sol, menos água utiliza).