Boa noite, você está bem?
28 de agosto de 2015Porque sou bonito assim, entendeu?
4 de setembro de 2015Vaso Batucada de Brunno Jahara |
No início desse mês visitei a exposição Ecodesign Brasil promovida pela Leroy Merlin, quando 15 designers brasileiros demonstraram em suas peças que é possível produzir móveis e objetos sustentáveis e bonitos.
A mostra possui desde delicadas peças desenhadas pelo design Sergio J. Matos que exaltam o artesanato brasileiro utilizando materiais encontrados na natureza como fibras e folhas, até móveis que pensam em toda uma cadeia sustentável que leva em conta a matéria prima, maquinário, funcionários, funcionalidade, durabilidade e custo do produto, como os produzidos por Fernando Jaeger e Paulo Alves.
Tunico Lages busca no cerrado a matéria prima para seus móveis e transforma a madeira morta, que teria destino certo nas carvoarias, em cadeiras e mesas únicas.
Através das mãos destes talentosos designers papelão torna-se poltrona e pneus são descoladas fruteiras.
A transformação de materiais que seriam descartados em objetos úteis e bonitos trazem não somente um diferencial a estas peças, mas também nos mostra que é possível com um pouco de imaginação transformar a matéria e ajudar na preservação da natureza, fazendo um mundo melhor.
Que tal pegar aquela madeira descartada na caçamba da obra e transformá-la em um banco? Assim surgiu o banco resto que a arquiteta Claudia Strutz ensina como produzi-lo em seu blog.
Outro material encontrado com facilidade sendo descartado são os pallets, que tem se tornado multiuso: sofá, mesa, jardineira vertical, estante e até balanço.
Garrafas podem se transformar em vasos e caixotes de feira em prateleiras. Olha quanta delicadeza nessas ideias.
A nossa dica dessa semana é USE e ABUSE da sua IMAGINAÇÃO… e depois conte para nós nesse espaço o que você conseguiu criar e reciclar! Vamos espalhar boas iniciativas?
Até breve!
1 Comment
Sou a Maria Eduarda, e quero parabenizar você pelo seu
artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.