O que está por trás da crise?
27 de setembro de 2015Consumo & Experiências
14 de outubro de 2015Somos 3,9 bilhões de pessoas vivendo em zonas urbanas, disputando espaço para morar, trabalhar, estudar, se divertir e locomover.
Para alguns destes bilhões a cidade pode ser um caos, mas também pode ser extremamente agradável, tudo depende de como você se relaciona com ela.
Viver na cidade significa viver em comunidade, viver em conjunto com outros seres, nem todos humanos.
Significa partilhar, dividir e por que não, doar um pouco de si.
Muitos desejam viver num lugar melhor, mais agradável, mas para isso é necessário que se apropriem destes lugares, se apropriar da sua cidade é ter consciência da sua cidadania.
Em São Paulo temos alguns exemplos de cidadãos que resolveram se apropriar da cidade, fazer dela um espaço mais agradável. Um deles é o coletivo Ocupe&Abrace , que revitalizou a praça da nascente em Perdizes. O local, antes abandonado, ganhou horta, lago, brinquedos de bambu e recebe desde pic-nics até festivais de música.
Um outro exemplo muito bonito é do sr. Helio Silva que durante 12 anos plantou por conta própria 18.000 árvores ao lado do córrego Tiquatira na Zona Leste. O local antes degradado e cheio de lixo, agora é um parque linear.
Hortas comunitárias estão surgindo por todos os cantos da cidade, são pessoas se juntando novamente em comunidade, saindo de traz de seus muros e voltando a ocupar e usufruir da cidade que lhes pertencem.
Horta das Corujas na Vila Madalena |
Carros estão ficando na garagem e bicicletas agora ganham espaço. Em um único sábado foi feito um mutirão para plantar 100 árvores na ciclovia da avenida Eliseu de Almeida. Crianças, adultos, ciclistas, moradores unidos em torno de um objetivo: ter uma cidade mais agradável.
Se relacionar com a sua cidade é mais do que morar e trabalhar nela, é participar das ações que nela acontecem, é opinar mais do que uma vez a cada quatro anos, é trazer vida aos espaços, visitar suas praças, suas ruas, e não somente seus edifícios, é estar a céu aberto junto com ela.
Vem pra rua curtir e cuidar da sua cidade!
Até breve!
Assista também a entrevista com Luc Michael Bouveret, fundador do Centro de Evolução do Ser New Ways, que palestrou na Virada Zen com o tema “Como ser feliz na Cidade”.