Pare, não implore amor
16 de outubro de 2015O que vale a pena para você?
25 de outubro de 2015Ontem, ao participar da abertura do VI Congresso de Jornalismo Ambiental com o tema “Mundo em Transição” fiquei tomada por uma angústia e, ao mesmo tempo, por uma alegria enorme. Que paradoxo, não?! Vou explicar!
A angústia vem da necessidade de mudanças urgentes, pois estamos vivendo em uma sociedade consumista, egocentrista, que passa por crises de todos os âmbitos: econômica, política, social e ambiental. Será que é tão difícil perceber que esse modelo está esgotado em todos os sentidos? Não é possível achar normal o que o homem está causando a si (como espécie) e ao planeta.
.
É possível olhar o mundo na perspectiva da destruição, da violência, da escassez, da corrupção, das doenças. Claro que tudo isso existe, mas ainda bem que essa não é a única perspectiva. Esse é apenas um lado da moeda.
.
Nas minhas observações, sempre digo que tem muita gente fazendo coisas boas, colaborando para a construção de uma consciência coletiva, transformando o aqui e agora, pensando no bem comum, fazendo mudanças interiores, empreendendo projetos sociais e/ou ambientais, abraçando causas e conectando pessoas com essa mesma sinergia.
.
O que me faz acreditar nisso? O foco! Tudo é uma questão de olhar!
.
Através do projeto do Blog, tenho me conectado com pessoas incríveis, sensíveis e preocupadas com o que fazer para “ser a mudança que desejam ver no mundo”, como tão lindamente afirmou Mahatma Gandhi.
Pessoas que estão buscando o autoconhecimento, seu propósito de vida, que estão fazendo a diferença em suas profissões, em seu lar, na sociedade. Pessoas que enxergaram que a vida é um fluxo, uma grande teia, uma rede de conexões. Esses seres humanos amorosos, cidadãos conscientes, optaram por viver além do paradigma do consumismo. Decidiram reinventar suas trajetórias de vida. Lançaram o olhar para o que realmente importa. Optaram pela liberdade de ser feliz num mundo complexo e paradoxal.
E como não dá para ser feliz sozinho, elas arregaçaram as mangas, reuniram o que tem de melhor e estão lutando, criando, compartilhando, colaborando para a construção de um mundo mais justo e sustentável.
.Eu acredito que esse movimento de valores essenciais como o amor, a generosidade, a compaixão, a justiça e a felicidade crescerá mais e mais, ampliando a consciência coletiva e promovendo mudanças significativas para a humanidade e para o planeta.
Você também pode fazer parte dessa mudança histórica, basta transformar o seu desejo de felicidade coletiva em uma ação! Eu acredito e estou fazendo a minha parte também! E você? Compartilhe com a gente suas boas histórias e mudanças! Esse espaço é nosso!
.
Abraço fraterno! Gratidão Infinita!
Chirles de Oliveira