Viva São João com bolo de pamonha na palha do milho
23 de junho de 2019RECICLAR É PRECISO, VIVER TAMBÉM É
4 de julho de 2019Olá leitores,
Hoje, 28 de junho, celebra-se o Dia da Renovação Espiritual. Mas, o que significa se renovar espiritualmente? O que é o despertar da consciência?
Podemos muitas vezes confundir espiritualidade com religião. Estas são experiências distintas. No Ocidente, a religião prevalece à espiritualidade embora a espiritualidade preceda a religião. No Oriente a espiritualidade tem mais presença. Este texto não se trata de discutir o que é melhor ou pior, vamos caminhar em direção a ampliar nossa compreensão a respeito de algo que possa ser novo.
A espiritualidade é apenas uma, ela é divina, é a causa de união. Neste sentido, o despertar da consciência se conecta com a espiritualidade, pois é algo que temos que buscar, que nos expor, vivenciá-la. O despertar da consciência não tem regras, não é algo pronto, é um caminho, uma trajetória com data de início apenas, pois somos nós que escolhemos quando começar este processo.
A espiritualidade desperta nossa consciência e vice-versa, elas caminham juntas, no sentido de nos trazer a compreensão de que estamos sintonizados com um todo, de que a vida é uma dádiva, que vem de muito longe, passando pelos nossos bisavós, avós, pais e chegando até nós com muita força. Somos parte de um campo familiar em que todos têm o direito de pertencer. O que nos conecta é o amor e este direito de pertinência.
Todos temos um lugar e ao encontrarmos o nosso lugar sentimos nossa força, nossa coragem para seguir na vida com plenitude. Podemos chamar esta plenitude de espiritualidade.
A espiritualidade é o encontro com o nosso eu que vem de longe e está conectado e a serviço de muitos. O despertar da consciência é este eu que quer e pede para ser descoberto a fim de viver sua plenitude.
A espiritualidade e o despertar da consciência é um movimento de descoberta que ocorre diariamente.
Desejo a todos coragem, respeito e amor para se abrir a este movimento!
Até a próxima vez!