Querido, você é perfeito assim
5 de fevereiro de 2016Economia solidária: um jeito diferente de fazer negócio
11 de fevereiro de 2016Viajar é motivo de depoimentos apaixonados: viajar é levar a alma para passear, é a única coisa que você compra e te deixa mais rico. Sempre tive dois grandes sonhos: conhecer o mundo e viver de forma consciente e sustentável.
Neste momento estou no avião voltando da Ecoaldeia Flecha da Mata, em Icarati, no Ceará. Difícil colocar em palavras a experiência magnífica que lá vivi. Não é a primeira vez que viajo para locais que tem foco na ecologia, sustentabilidade e permacultura, mas desta vez foi diferente. Fui sozinha, numa viagem de autoconhecimento, para passar um tempo vivendo o dia a dia de uma comunidade sustentável.
Fui experimentar, na prática, a vida em comunidade e de não agressão à natureza. A energia é eólica e solar, os banhos são curtos, a alimentação orgânica e vegana e dormimos em tendas perto da mata. As construções são sustentáveis, feitas com técnicas de bioconstrução e todos ajudam nas tarefas da aldeia e uns aos outros quando é preciso, numa grande e feliz união.
Difícil descrever a alegria que é viver realmente em comunidade. O homem moderno perdeu o senso de irmandade e, principalmente, a noção de que a comunidade é a extensão de sua família e a Natureza, extensão de si próprio. Voltar às nossas raízes é tão profundo quanto emocionante. É se conectar consigo próprio e com a essência divina dentro de todos nós.
Há momentos difíceis, claro. Pois, estamos muito acostumados com os luxos e a falsa abundância dos recursos da cidade. Mas a alegria da conexão é maior. A alegria de viver realmente a vida que eu busco e tanto acredito é inebriante. Uma vida de felicidade, de comunidade, de real abundância e amor de forma totalmente sustentável.
Esse é o meu primeiro texto para o blog Felicidade Sustentável e por isso, desejo que todos encontrem seus sonhos, assim como encontrei os meus. E caso seus sonhos estejam em uma vida sustentável e conectada com a felicidade, nos encontramos por aí. Feliz 2016!
PS.: Quer saber mais sobre permacultura? Então, assista ao vídeo com entrevista exclusiva para o canal Felicidade Sustentável, da Amanda Frug, especialista em permacultura.