Qual o tamanho do seu sonho?

“Tudo sempre parece impossível até que seja feito” – Nelson Mandela

No dia 09 de agosto, tive a oportunidade de assistir ao vivo o maior coach do mundo, Tony Robbins. Confesso que não o conhecia, que ele não estava no meu radar. Mas a mão invisível do destino dá uma mãozinha e uma amiga que foi aos EUA para vê-lo, voltou tão motivada que me inspirou a comprar o ingresso do evento aqui no Brasil. E essa experiência me fez entender sobre o tamanho de um sonho. Essa foi a primeira vez que o ícone master do coach estadunidense pisou em terras brasileiras para fazer sua palestra. Ele pulou, empolgou, incendiou a plateia de mais de 12 mil pessoas em 3 horas.

Fiquei me perguntando que força é essa? De onde vem esse poder de transformar a mente de tanta gente no mundo para a realização de sonhos?

O Tony tem muitos exemplos de famosos no mundo que transformaram suas realidades – é só buscar essa informação na internet – mas, claro que eu fiquei imensamente feliz em ver uma cearense porreta que conseguiu ser impactada com os treinamentos desse coach nos Estados Unidos e resolveu sonhar de forma extraordinária. E com esse tema, Elany Leão, CEO e sócia Fundadora da Indústria do Conhecimento, subiu ao palco na abertura do evento para contar como ela conseguiu ser a primeira pessoa a trazer o Tony para nosso país. Bastante emocionada e feliz, ela revelou que nada foi fácil, mas que o impossível só é impossível até ser feito, como afirmou Nelson Mandela.

O que me tocou bastante nessa hora é que ela não fala bem o idioma inglês, mas não teve medo de fazer vários treinamentos com o Tony Robbins no exterior e na oportunidade dada, revelar seu extraordinário sonho de trazê-lo para o Brasil. Nessa hora pensei: como a gente se apequena dando desculpas ora por causa do idioma, ora por causa do dinheiro, ora por causa do tempo, do governo, da família, ou tantas outras meras justificativas para os medos e as crenças limitantes que guardamos em nós, é ou não é?

Nós somos o que pensamos, fazemos e imaginamos, e nessa construção subjetiva da personalidade, do ID, recebemos infinitos estímulos. Tem gente que vive num ambiente promissor recebendo apoio, encorajamento, elogios, uma boa educação e consegue ter um mindset positivo para realizar grandes feitos.

Mas na vida nem sempre é assim que acontece e há exemplos de pessoas comuns e de grandes personalidades como Nelson Mandela, Martin Luther King Jr, Silvio Santos e o próprio Tony Robbins que transformaram suas dificuldades, ou seja o veneno, em antídoto para a conquista dos grandes sonhos e feitos. Como diz o José Roberto Marques, também palestrante do evento e presidente do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, “no veneno, sempre estará o antídoto”.

Aprendendo com as adversidades

Então, devemos aprender com as dificuldades, com os desafios, com os estímulos que a vida está nos apresentando. Se nós temos crenças limitantes aliadas com nosso lado sombra de raiva, medo, insegurança, tristeza, intolerância, escassez, rejeição, traição, desamor, elas podem ser transformadas com muito trabalho de autoconhecimento, afinal, Sócrates já afirmara na antiga Grécia: “Conhece-te a ti mesmo”, bem como Jesus Cristo declarou há milênios “A verdade vos libertará”.

O aprisionamento do eu, gerador da limitação dos sonhos e conquistas só pode ser libertado por um único ser poderoso: VOCÊ!

 “Se você faz o que sempre fez, você obterá o que você sempre obteve” – Tony Robbins

A gente lê, assiste palestras, faz workshops, terapias tradicionais e alternativas, meditação, etc.  e a cada nova experiência compreende que precisa tirar mais uma camada da ilusão, deixar ir os aprisionamentos, os pensamentos condicionantes e se desfazer de mais uma camada da cebola. Tem gente que faz isso rapidamente, tem gente que precisa de mais tempo, mas no processo de evolução do ser humano, todos que desejam fortemente são capazes de se libertar e sonhar GRANDE.

Tony Robbins ensinou que o Ciclo do Sucesso é formado por quatro importantes elementos que se retroalimentam: 

Se todo ser humano tem um potencial intrínseco, como um grande oceano, por que nos sentimos ou agimos como uma gota, apenas? Ele fez a seguinte indagação: Se o potencial do ser humano é ilimitado, por que não temos resultados ilimitados? Ou melhor, por que alguns conseguem resultados ou feitos extraordinários e outros não?

Para mudarmos os resultados, devemos mudar nossas crenças limitantes, pois o potencial do ser humano não muda (ele é nossa essência divina, nossa fábrica de criatividade), os resultados só mudarão quando houver alinhamento entre o que eu sonho, penso, sinto e faço. Um sonho sem realização é apenas um devaneio.

Para mudar esse sistema de crenças limitantes, se faz necessário treinar a mente para trabalhar na sua potência maior, mudando assim o mindset negativo, pessimista, “reclamão”, crítico, por meio de algumas ações estratégicas listadas abaixo:

Lista poderosa para mudar nossa energia e mindset para a felicidade

1 – Ouvir música que eleve nossa energia;

2- Fazer exercícios físicos diários;

3 – Dormir bem;

4 – Comer bem;

5- Beber bastante água para o bom funcionamento do cérebro;

6 – ler diariamente, pelo menos por 30 minutos, biografias de pessoas bem sucedidas, que transformaram suas vidas, que sonharam e realizaram grandes feitos.

7- Outra dica é que precisamos ouvir, ler e repetir essa prática de leitura várias vezes, pois a repetição é a mãe da habilidade.

Então, usar o tempo e as técnicas e ferramentas do autoconhecimento a nosso favor é um dos exercícios para mudar a realidade que nos aprisiona. Apesar dessa frase não ser do Mario Sergio Cortella, mas foi com ele que a ouvi pela primeira vez: “a vida é muito curta para ser apequenada”.

Segundo o especialista em desenvolvimento pessoal Tony Robbins, a emoção é criada pelo movimento. A vida é movimento, por isso, precisamos elevar nossa energia de criação, de ação. Quando nossa energia está baixa, nossa mente fica preguiçosa e negativa. Gente, isso caiu como uma luva para mim, verdade. E foi nesse momento que eu entendi o porquê de nos eventos motivacionais haver música, dança, movimento. O corpo precisa sentir a emoção da alegria, da diversão, da euforia, do entusiasmo para produzir coisas boas.

Então, tomei a decisão de ao acordar, após fazer minha meditação e minha prece de gratidão, colocar música dançante para elevar minha energia logo cedo.  E sabe que eu me senti muito mais motivada? Como adoro dançar, essa será minha prática diária, acordar e colocar uma playlist bem empolgante.

Assim, podemos mudar como nos sentimos pelos movimentos que fazemos, pela energia e hormônios do prazer que liberamos no cérebro e no corpo #vidaemmovimento a partir de agora.

Outra afirmação que me chamou a atenção foi que as pessoas tem uma trilha reta para infelicidade e que tem caminhos sinuosos para a felicidade. E apesar de parecer paradoxal, já que desejamos tanto a felicidade, é realmente assim que acontece, afinal de contas, no mundo há muito mais gente insatisfeita e infeliz do que gente declarando sua felicidade, contentamento e potência.

E está na hora de mudarmos essa frequência, é hora de sermos felizes e ampliarmos a consciência e vibração do nosso planeta.

Então, pense nessas 3 perguntas poderosas:

1 – No que eu vou FOCAR?

2 – O que isso significa?

3 – O que eu decido fazer?

E a partir de agora, crie sua lista de 10 desejos/sonhos com a reflexão dessas questões e assuma a responsabilidade pela sua mudança. Ninguém poderá fazer isso por você. Como diz Tony Robbins “há sempre espaço na vida para pensar maior, super os limites e imaginar o impossível”.

Abraço fraterno recheado de felicidade

Chirles de Oliveira

14 Comentários

  1. Cris Oliver Reply

    Inspiracional! Leitura leve, motivadora! Parabens, Chirles! Continue brilhando e espalhando luz!
    Gratidao!

    • Chirles Oliveira
      Chirles Oliveira Reply

      Ah querida, você faz parte desse processo de autoconhecimento e superação dos limites, de uma nova mulher dançarina que quer voar longe! Gratidão do fundo do meu coração por você fazer parte da minha teia da vida. Que o brilho seja presente em nossas vidas! Beijos

  2. Soraya Freaza Reply

    Depois de ler esse relato com tanta sabedoria e incentivo rumo a nossa felicidade, sonhos e evolução espiritual…colacarei em prática os ensinamentos colocados aqui nesse mural!
    Gratidão!

    • Chirles Oliveira
      Chirles Oliveira Reply

      Querida Soraya, um dia acredito que vamos nos conhecer pessoalmente, pois andamos juntas há um bom tempo. Gratidão por sempre me incentivar a seguir em frente… estamos juntas nessa bela jornada da vida e que continuemos assim, crescendo e fazendo o bem. Gratidão infinita. Beijos no coração

  3. ALESSANDRA SAMPAIO FERREIRA Reply

    Nossa…lendo seu artigo, consigo reviver cada momento do evento. Adorei Chirles. Beijocas e muita luz!

    • Chirles Oliveira
      Chirles Oliveira Reply

      Querida Alê, o destino quis nossa união no estacionamento do Tony Robbins rsrsrs adorei te conhecer e agora estarmos juntas no grupo DSP…vâmo que vâmo…gratidão pelo seu lindo feedback. beijos no coração

    • Chirles Oliveira
      Chirles Oliveira Reply

      Gratidão Sandra! Feliz demais com seu feedback, assim a gente segue em frente com o único propósito de espalhar as boas palavras na busca pelo autoconhecimento e evolução! Beijos no coração <3

  4. Flavia Cordeiro Reply

    Chirles,também tive o privilegio de ver o Tony e poder acrescentar conhecimento e conhecer você, somos incríveis temos potencial e muitas vezes gastamos energia no que não acrescenta, procrastinamos ao invés de mentalizar o sucesso e trilhar o caminho.Fazemos porque vivemos acorrentados em nossas crenças, bloqueios, mais quando nos livramos é libertador. Então que sejamos luz para nós mesmos, que o negativo nao nos atinga, que possamos praticar a teoria da prosperidade “Dar e Receber” e que a cada dia sejamos melhores, e assim o impossível deixa de existir, porque se queremos nós podemos, somos livres,somos guerreiras ,somos seres em evolução. Bjs sucesso estaremos juntas na estrada do aprendizado e conhecimento.

    • Chirles Oliveira
      Chirles Oliveira Reply

      Flavia querida,
      sim que sejamos luz para nós e para o próximo, não é mesmo?! Que bom que nos encontramos no Tony, foi realmente uma maravilhosa experiência de autoconhecimento, elevando nossa energia! Vâmo que vâmo nessa jornada que só está começando. Beijos no coração e gratidão pelo seu maravilhoso feedback! Beijos

  5. Alê Biazin Reply

    Maravilhosa sua reflexão amiga!
    Amo música e já percebi que ela aumenta demais nossa frequência de vibe positiva!!
    Bem, e sobre “vida em movimento” nem preciso dizer o quanto acredito nisso… Você conhece a vida que eu levo… RS
    Bjs, minha eterna mestre! Paz e Bem na sua vida!!

    • Chirles Oliveira
      Chirles Oliveira Reply

      Ah minha amiga maravilhosa! Gratidão por sua amizade e por deixar aqui suas generosas palavras. Estou mais convencida de que podemos muito mais…não há super-heróis, há pessoas com foco, fé e determinação e assim seguimos construindo nossa realidade, sendo resiliente, dançando e vibrando coisas boas! Beijos no seu lindo coração! Amei seu feedback! Paz e Bem na sua vida também!

  6. Jean Marcelo Donda Reply

    Parabéns Chirles por ter ido neste encontro motivacional e por compartilhar estas informações conosco. Vou compartilhar com meus grupos de WhatsApp… Citando a fonte… Abraço!!!!

    • Chirles Oliveira
      Chirles Oliveira Reply

      Oi meu querido amigo JEAN, você não tem ideia do quão feliz estou com seu comentário!
      claro que pode compartilhar tudo o que você quiser, os textos do blog, as frases do instam, enfim, vou amar ver as boas palavras voando longe. Você está aqui em SP ou ainda na praia?
      Beijos no coração!

Deixe seu comentário

Navegue
teste