Leite vegetal de amêndoas e ricota vegana: fácil e saboroso hummmmm!

Oi gente FELIZ!?! Estou muito contente pelo convite da Chirles..tão querida !! envolvida  e movida a mudanças! Gosto muito disso também ainda mais quando se fala em mudar paradigmas, conhecer outras formas de se fazer as mesmas coisas..

Amo escrever e será uma honra partilhar devaneios, pesquisas, receitas  e a possibilidade em repensar  ações que nos levem a um caminho para um mundo mais leve, limpo e cheio de “felicidades sustentáveis”..

Nossa..me empolguei e nem me apresentei. Eu sou Lana Barbieri e trabalho com comida de verdade.

E vim aqui não para falar de paradigmas, mas sim..de comidas..comida honesta..comida com sabor..comida que a gente se inspira no amor pela Terra seus sucos e seus sumos.

Vamos falar um pouquinho de leites de vegetais? Que tal?

Esse líquido que causa tanta estranheza e resistência e que todos acham complicado, difícil e acham que faz tanta sujeira na pia. Agora vou te falar…não é verdade!!

Existem muitos benefícios em fazer esse leite, o primeiro deles é que não contém lactose, que é o açúcar existente no leite de vaca digerido  apenas pela enzima lactase.

Se por alguma razão o organismo não possui enzimas suficientes; essa pessoa fica intolerante ao leite tendo assim, vários sintomas negativos no organismo, tais como: gases  em excesso, diarreia, distensão abdominal , produção de mucos no seio da face, ansiedade, dificuldade de concentração e memória  ..entre outros. Mas, acho que já ta bom né?

Como fazer para mudar o leite? Como posso substituir?

Com LEITE DE VEGETAIS

Então..vamos decifrar, conhecer, usar nossa criatividade pra trazer novos sabores e combinações deliciosas.

Hoje vou deixar aqui o leite de amêndoas e a utilização de seu resíduo também..o que é legal né minha gente?  Afinal precisamos pensar cada dia mais em atitudes e escolhas sustentáveis..além de ser vc mesma quem vai colocar o melhor ingredIente nesse leite..o AMOR!!

Leite de amêndoas

1 xícara de amêndoas sem sal e cruas – pode ser qualquer outra oleaginosa como castanha de caju, do Pará, etc.

2 a 4 xícaras de água filtrada ou água de coco, caso queira mais docinho – a proporção varia conforme queira o leite mais concentrado ou diluído

De um dia para o outro deixe suas amêndoas de molho em um recipiente com água. O ideal é deixar elas pelo menos 8 horas de molho, para que os fitatos (substâncias antinutrientes) sejam eliminados. A quantidade de água deve ser o suficiente para cobri-las.

Escorra a água, descarte, e coloque as amêndoas no liquidificador. Adicione as xícaras de água ou água de coco e bata bem.

Coe o leite, para separar o sólido do líquido. Pode ser com um pano limpo e fino e peneira ou com um voal, a famosa panela furada.

E agora? O que faço com resíduos? Uma ricota

Ricota sem lactose vegana

Ingredientes:

Quantidades para 1 xícara de resíduo:

Resíduo do leite vegetal
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
Suco de 1/2 Limão
Sal

Alho (opcional|)
Pimenta (opcional)
Salsinha/cebolinha (opcional)
Orégano (opcional)

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes e tempere ao seu gosto.
Armazene em geladeira por até 4 dias.

Retirado do blog – Flavia Machione

E aguardem as novidades para o nosso  próximo encontro  aqui!!

 

 Lana Barbieri é Relações Públicas por formação, cozinheira por missão e empreendedora da Cozinha Essencial por propósito. Adora pessoas e alimentar a alma e o coração com comida de verdade.

Curta e compartilhe a fanpage e o instagram @cozinha.essencial

Deixe seu comentário

Navegue
teste