Monthly Archives for abril 2017

Baleia Azul: um grito da dor humana

Felicidade - Jared Amarante - 28 de abril de 2017

Baleias azuis são apenas animais, que não tem culpa do que os seres humanos fazem.  Mas esse nome, aparentemente delicado e inofensivo – dado ao jogo que incentiva o suicídio -, tem trazido muitas verdades: estamos num mundo de pessoas depressivas, sobretudo, os adolescentes, que em formação de caráter, são mais suscetíveis a influências. Continuar Lendo

Continuar Lendo

Indo além do muro

Vida Saudável - Chirles Oliveira - 26 de abril de 2017

Há duas semanas calei a minha voz neste blog. Difícil escrever com tantos acontecimentos ruins em volta: a delicada situação de saúde da Maria Luisa (quer conhecer o que aconteceu com ela? clique aqui), bomba química lançada de um lado, resposta com mísseis de outro, testes nucleares, descobertas de níveis de corrupção que, mesmo conscientes que seja uma prática comum no mundo do poder – seja ele qual for – nos surpreende pelo volume e proporção. A tristeza me invadiu e me fez calar. Continuar Lendo

Continuar Lendo

A quem pertence seu futuro?

Felicidade - Camila Napolitano - 26 de abril de 2017

 

  • Indico a leitura, escutando essa linda música do Yiruma “River flows in you”.

Seu futuro é seu e essa é uma reflexão que deve ser feita diariamente.

Quantos dos seus sonhos são realmente seus e quantos dos seus sonhos são futuros que foram impostos à você?

Minha missão hoje é fazer você refletir sobre o caminho que tem seguido e sobre quem tem trilhado por você: a sociedade, seus pais, sua família, um grupo político?

Hoje te convido a fechar os olhos por uns minutos e pensar sobre seu futuro, sobre onde VOCÊ se vê daqui a uns anos: Você está feliz? O que te trouxe essa felicidade? Você é reconhecido (a) ? Você já escolheu sua profissão ou carreira? Está feliz com essa escolha? Você já encontrou seu parceiro ou ainda busca um amor idealizado? O que seu coração sente quando pensa sobre essas questões?

Feche os olhos e realmente pense em tudo isso, pense no que você gostaria de ser que você ainda não é. O que você gostaria de manter e o que gostaria de descartar? Conecte-se com você sem ruídos externos.

Te convido a pensar no futuro como infinitas possibilidades. Como escolhas, oportunidades e conquistas em que VOCÊ é a peça principal. O protagonista do seu destino.

Depois de refletir sobre o que você realmente quer e sobre como pode ser o futuro,  te convido a pensar no que você pode fazer para que esse futuro se torne REALIDADE. Pensar não de forma vazia, não somente de um jeito sonhador: “Ah! Seria lindo se fosse assim!”.

Decida e aja para que tudo seja do jeito que você QUER. Escreva num papel como cada área da sua vida está e como você a imagina no futuro, alimentando-se da voz que vem do coração, do seu sentir. Então, declare: “O que posso fazer HOJE para que eu chegue lá?”.

Faça um compromisso com você mesmo (a)!

Não entregue a vida à sorte, ao acaso. Pelo contrário, assuma um compromisso com o seu sonho. O que pode ser feito HOJE para alcançar esse futuro?

Lembre-se de focar na ação, no AGORA!

O que você pode fazer hoje para que as coisas mudem? E principalmente, pense não no que os outros esperam de você, não nas expectativas que foram criadas para você, mas sim, naqueles sonhos que são só seus.

Seu futuro de hoje é seu presente de amanhã!

Clichê? Talvez, mas é no clichê que moram os maiores ensinamentos e que muitas vezes, deixamos para lá.

Foque sempre no presente, no que ele pode te proporcionar para que seus sonhos e quem você quer ser se torne real. Lembre-se que esse é um caminho, que muita coisa pode mudar. Que desvios acontecem, faz parte. Mas que eles não podem derrubar o que vem do seu coração. Quando você acredita em algo, nenhum problema atrapalha, transforma-se em fortaleza.

A ansiedade, às vezes, vem, por conta de expectativas que criamos, pois esperamos muitas coisas, mas que não fazemos nada para que ela seja suprida. Mas o que tem me ajudado muito no meu processo de auto-conhecimento é respirar e pensar: “Qual é o passo que posso tomar HOJE para que o que eu quero aconteça?”. Nem que for uma coisa que pareça mínima, faça!

E assim, acredite, haja hoje, faça seu presente ser motivo de gratidão e pinte seu futuro com pinceladas que te façam crer que é aos poucos que a vida vai dando certo.

Seja exemplo de compromisso com você mesmo e seja quem você sempre quis ser e acredite em você, tanto quanto EU acredito.

Gratidão!

 

Continuar Lendo

ESPERO QUE NÃO SEJA TARDE DEMAIS

Felicidade - Jared Amarante - 21 de abril de 2017

 

Como diz o poeta Pedro Chagas Freitas: “Há tantos amores que morreram por falta de sonho, provavelmente todosDeixamos de tentar quando deixamos de sonhar”.

Será que isso não está acontecendo com você? Até onde está indo sua coragem? Quanto a sua necessidade de manter quem não quer ficar, o que tem feito a respeito? Seus sonhos?  Ah, em que lugar eles foram esquecidos? Já pensou em reanimá-los? Afinal, você está vivo!

Sua existência clama para que você a perceba enquanto há tempo. Amores, sejam eles quais forem – o amor pelos sonhos, por alguém, por um animal -,  precisam de atenção, de carinho, de cuidados, de tempo e, principalmente, de disposição para fazer dar certo.

E esse é o grande dilema: estamos muito indispostos para fazer as coisas durarem. Talvez porque é mais fácil sair pela porta do que ficar. Talvez porque trocar de corpo é mais atraente do que apreciar um só. Talvez porque somos as vítimas bombardeadas pelas propagandas. Talvez porque nos cansamos de nos dedicar e é sempre melhor não ter obrigação nenhuma. Talvez porque não sabemos nos expressar. Talvez porque somos um conjunto de traumas. Talvez porque não sabemos quem somos.

Espero, então, que a gente, ainda nessa vida, se encontre. Pois nada é mais triste do que existir sem ter propósitos. Porque quando isso acontece, certamente, passaremos a “viver em função dos outros”. E os outros não são responsáveis por nos fazer feliz. Por isso, meu querida (o), se você tem amor por alguém, ou por si mesmo, saiba sonhar.

Mas se lembre que esse “alguém” não pode receber mais amor do que sua própria alma, provavelmente você vai entender isso um dia. Espero que não seja tarde demais.

Continuar Lendo

Toda guerra é falta de amor

Felicidade - Jared Amarante - 7 de abril de 2017

Respira-se morte todos os dias na Síria. Respira-se morte todos os dias no Brasil. Respira-se morte todos os dias dentro de nós. Mas o que está acontecendo com o mundo? Alguém consegue responder tamanha e dolorosa questão? Compreendo que a existência é mais cheia de perguntas do que respostas. Porém tem horas que parece que não vamos suportar.

Não estou me referindo só às guerras, porque elas “nunca” vão cessar, e sim sobre a nossa postura diante de tudo que está a nossa frente. Quando abrimos os olhos o que  importa se temos orgulho de mais? Quando olhamos pro outro o que importa é o que ele tem para oferecer ou o tamanho de sua ferida? Quando penso que minha vida “está confortável”, por isso cada “um com seus problemas”, será que minhas orações fazem sentido?

Deus, os seres celestiais, as energias do bem, o universo, pode até escutar minhas preces, mas não se alegram. Porque estamos sendo muito incoerentes! Não vamos honrar com os lábios, pois palavras todos dizem. Vamos honrar com o coração.

Toda desgraça nessa terra acontece quando passamos a pensar só em nós mesmos. Quando queremos ser juízes ao invés de acolher. Quando queremos despejar, em cima do mais “fraco”, nossas ideologias.

Quantos de nós, dia a dia, pergunta como o outro está? E se este responde, será que realmente estamos ouvindo? Escutar todo mundo escuta, porque ouvir é só para quem está disposto a colocar sua dor no bolso e ajudar o outro a carregar a sua.

As maiores guerras são as internas, que geram, indiscutivelmente, as externas, sejam elas grandes ou pequenas, alguém sempre sai machucado.

Olhe para dentro de si. Não há motivos para forçar alguém a seguir nenhum caminho, porque você também está tentando encontrar o seu. Por isso, pratique o perdão e a empatia. Assim teremos paz. Pois, enquanto a guerra custa tanto, a paz não custa nada.

 

Continuar Lendo

Schumacher College – Uma escola sustentável

Vida Saudável - Chirles Oliveira - 3 de abril de 2017

Por Regina Hostin*

Viagem de estudos

De Londres até Totnes, no sudoeste da Inglaterra, são mais ou menos 3 horas e meia de viagem de trem. Mas você nem sente o tempo passar. A paisagem é linda. Aos poucos o mar e o verde vão formando um novo cenário e você entra em contato com uma outra Inglaterra. A estação de Totnes é um charme. Pequenininha. E os taxistas, simpatíssimos. Já ali você começa a se sentir em casa. Continuar Lendo

Continuar Lendo