Monthly Archives for março 2017

Demonstre, ou perderá seu amor

Felicidade - Jared Amarante - 31 de março de 2017

A gente sempre se pergunta o porquê de algumas pessoas serem completamente diferentes do que imaginamos. E aí fica a sensação de que o ruim é criar expectativas. Mas viver sem elas não seria, talvez, uma forma de negar o que sentimos? Mas , fique atento: demonstre, ou perderá seu amor! Continuar Lendo

Continuar Lendo

O que é ter sucesso?

Felicidade - Camila Napolitano - 23 de março de 2017

Segundo o dicionário Michaelis,  sucesso é aquilo que sucede; acontecimento; fato; qualquer resultado de um negócio; bom resultado; êxito, sucedimento e por fim, pessoa (artista, escritor, cantor etc.) ou coisa (filme, peça teatral, livro etc.) que alcança grande popularidade.

Muita gente almeja ser uma pessoa de sucesso, mas essa palavra muitas vezes vem acompanhada de muitos sonhos materiais, que achamos que significa sucesso e que não necessariamente é assim.

Fiz uma pesquisa com mais de 30 pessoas para saber o que eles acham sobre o que é sucesso e se eles acreditam que são pessoas bem sucedidas e por fim, se o “ter sucesso” é assim tão importante.

Eu me surpreendi com as respostas, pois imaginava que a maioria falaria de metas financeiras, mas não foi o que aconteceu e as respostas foram variadas.

A maioria falava de equilíbrio em todos os setores da vida, ser feliz consigo mesmo independente do que você queira realizar, ser sucedido naquilo que te move e no que te faz feliz e 40% das pessoas citaram realização, sendo que essa realização poderia ser pessoal, profissional e/ou espiritual.

Somente cinco pessoas responderam que se sentem pessoas bem sucedidas e todas as que falaram que se sentiam pessoas bem sucedidas estavam em equilíbrio em todas as áreas da vida: emocional, espiritual, financeira e pessoal.

Apesar das respostas serem as mais diversas, uma coisa foi unânime, o “ter sucesso” é muito importante para todas as pessoas e ele vem muito ligada ao reconhecimento, pois se você tem sucesso, outras pessoas te reconhecem como uma pessoa bem sucedida, mas quero deixar uma sugestão aqui:

Tome cuidado com a importância que você dá ao reconhecimento!

Por que digo isso?

Pesquisando sobre o assunto, percebi que sucesso tem muito haver com os valores que você carrega, por exemplo, para mim se alguém me perguntasse “O que é sucesso e o que faria eu me ver assim?”, eu me imaginaria com meu projeto social impactando de forma positiva o mundo, vivendo do propósito na qual nasci destinada a trilhar, isso para mim, seria uma prova de que sou uma pessoa bem sucedida.

Já para outras pessoas, ter sucesso é ter equilíbrio financeiro, conseguir pagar aquela viagem dos sonhos, conhecer o mundo e se você tem esses objetivos, não há nada de errado nisso, está tudo bem, mas são objetivos diferentes para valores diferentes também.

É importante termos foco de quais são nossos valores para que não sejamos fonte de ruído e para que não trilhemos o caminho de sucesso de outra pessoa. Como assim? Ora, quem nunca viu aquela típica história do cara milionário que largou tudo para se descobrir pelo mundo ou a pessoa que nunca era feliz, mesmo tendo todos os tesouros do mundo?

Depois que você já pensou nos seus valores e o que é sucesso para você, não pense nele como algo inalcançável que só conquistaremos no fim, te convido a pensar que o sucesso é cada conquista, é uma sucessão de pequenos sucessos.

Gostei da definição de sucesso que o Luck, master coach e trainner de Alta Performance da Pandora me falou:

“Sucesso é fazer atividades sequenciais que te tiram do estado atual e te fazem ser alguém diferente (e evoluído) a cada segundo, sempre mantendo em mente que o amanhã é diferente se fizermos o melhor hoje.”

Simples, não é? Mas é isso! Gostei justamente por ser simples por não nos fazer pensar em grandes fórmulas e sim, nos fazer pensar no hoje e nos sucessos que já conquistamos ao longo da vida e que muitas vezes não lembramos por ser “pequeno” demais.

Questionei também sobre quem são as pessoas bem sucedidas que eles conhecem, todos os citados eram pessoas famosas de certa forma, os motivos eram diversos como humildade, reconhecimento no que acreditavam, ajudar pessoas, empreendedorismo etc.

O que me leva a afirmar o quanto procuramos o sucesso e nos espelhamos na grandeza, quando a pessoa já está num equilíbrio total de todas as áreas de sua vida ou pelo menos, parece estar.

Não acredito que seja ruim sonhar alto, muito pelo contrário, mas sempre lembrando que cada dia é um passo e que cada sucesso por menor que seja é importante.

Como quando você conquista um emprego, passa numa entrevista, faz uma campanha legal, dá o lugar para alguém, se forma, passa por um momento difícil, em todos esses momentos, você foi uma pessoa de sucesso.

Recebi um e-mail, na semana que estava escrevendo esse texto, da Camila Porto uma das empreendedoras mais reconhecidas no ramo do marketing digital e o tema era: O que é sucesso?

Coincidência? Não acredito nisso. Prefiro chamar de sincronicidade. Lá  ela diz que o sucesso refere-se a clareza de onde se quer chegar e que em cada momento, o sucesso vai ser conquistar uma coisa. Ou seja, que você nunca estará satisfeito.

Se pensarmos na frase “nunca estará satisfeito” como uma insatisfação, eu discordaria dela, pois eu acredito que a partir do momento que vivemos o presente, tudo nos cabe. Se começamos a aprender a aceitar que aquilo é o que é nosso para o momento, está tudo bem, mas penso de uma forma diferente, penso que esse nunca estará satisfeito é o sentimento de que você sabe que pode conquistar todos os seus sonhos e propósitos e que se você acha que pode fazer melhor, simplesmente faça!

No fim do e-mail, ela deixa uma pergunta que muitos coaches fazem para seus clientes e que gostaria de deixar para vocês:

Se você tirasse uma foto do momento em que você considera que atingiu o sucesso, o que teria nessa foto?

 

 

Continuar Lendo

Que venha o outono com sua riqueza e sabedoria

Sustentabilidade - Chirles Oliveira - 22 de março de 2017

Que saibamos apreciar a riqueza de cada estação e o novo ciclo

É tempo de observar a natureza. Observar os ciclos da terra. Observar a sabedoria das árvores e a riqueza do solo. Que recebamos o outono com sua riqueza e sabedoria.

Continuar Lendo

Continuar Lendo

Você tem valor diante da vida

Felicidade - Jared Amarante - 10 de março de 2017

Imagem do Pixabay

Todos, em algum momento, dessa instável existência, já se perguntou o que é viver? Sentir? Se relacionar? Pode ser que sim, porém pode ser que não, e isso certamente é muito triste. Porém, sem desespero, ainda há tempo de refletir – mas talvez não haja sempre -, e perceber que dificuldades sempre vão existir, mas elas não podem tirar a graça da vida. Porque diante de uma situação você tem duas escolhas: vê-la como uma tragédia ou uma grande oportunidade.

Claro que as coisas, na prática, não são tão simples quanto gostaríamos. Contudo, o equilíbrio é o melhor caminho para todas as ocasiões, justamente por não nos permitir vacilar ao extremo. Mas e quando as pessoas não são equilibradas e querem impedir que sejamos? Demonstre amor. Porque às vezes os seres humanos só precisam se sentir especiais.

Isso nem sempre será fácil, pois vivemos em constante oscilação sentimental, tentando se encaixar em cantos onde já fomos expulsos ou, pior ainda, se recusando a aceitar que nem todas as pessoas vão nos querer bem. No entanto, o valor que possuímos – por termos uma alma repleta de talentos e chances de recomeçar -, não se perde por isso.

E se não se perde, trate de reconhecê-lo. Perceba que por mais que você faça, alguns não se importarão. Que por mais que oferte amor, muitos não retribuirão. Que por mais linda que seja a flor, ela pode feri-lo.

Portanto, vale sempre lembrar que nada está perdido, nem as coisas e nem as pessoas, por isso, vos imploro, mantenham a esperança e, por favor, saibam perdoar os outros e a si . E, simplesmente, reconheçam seu valor ilimitado diante da vida que lhe foi emprestada.

Apenas emprestada…

Então, seja grato!

 

Continuar Lendo

É PRECISO EXERCER GRATIDÃO

Felicidade - Janaína Sofia - 7 de março de 2017

Entre meio a pensamentos certos e errados, cada dia me convenço mais que boa dose da porção da FELICIDADE diária está concentrada na palavra GRATIDÃO. Aqueles que são gratos pelas suas vidas e pelas coisas que possuem independente de ter muito ou pouco, de ser rico ou pobre, são os mesmos que esboçam um sincero sorriso no rosto e que encontram uma verdadeira motivação para continuar vivendo.

As vítimas de plantão que só reclamam da vida, de tudo e de todos colhem dor, sofrimento e amargura, vivem exalando lamúrias e atraindo ainda mais tristeza, insucesso e rancor.
Agradecer pela saúde,  pelo prato de comida diário na mesa, pela cama confortável, pela família e pelos amigos, pelo trabalho que muitas vezes parece ser árduo e sacrificante, é um exercício que deve ser feito diariamente para ser conquistar mais serenidade, paz e luz no dia a dia.

Já parou para pensar nessas questões: Quantos ao dormir simplesmente não acordam mais? Quantos não possuem absolutamente nada para comer? Quantos não têm onde dormir e nem onde morar? Quantos estão sem família? Quantos não possuem sequer um amigo? Já parou para pensar quantas pessoas gostariam de estar no seu lugar? Fazendo exatamente o que você faz?

Nessa minha trajetória, ao tentar entender o significado da palavra GRATIDÃO, me dou conta que não devemos ser gratos apenas às coisas boas que acontecem nas nossas vidas, mas sim gratos às dificuldades, aos desafios, e infelizmente, gratos àqueles que nos fizeram sofrer, que nos machucaram, que nos arrancaram lágrimas e fizeram nossos dias ainda mais cinzentos.

Muitas vezes quando alguma coisa ruim acontece conosco, não entendemos o porquê, nos vitimamos e perguntamos: Por que isto está acontecendo comigo? Eu não mereço!!! Passamos a sentir pena de nós mesmos por estarmos vivendo uma situação triste na qual julgamos não sermos merecedor. Mas todas as coisas que acontecem, sejam boas ou ruins, têm um propósito de existir.

Todo mundo consegue entender as coisas boas de uma forma simples, pois quando é bom é bom e não tem muito o quê questionar, mas quando as coisas ruins nos pegam de surpresa, nós normalmente não  a aceitamos, lutamos, choramos, nos vitimamos, e ficamos tentando achar uma resposta lógica.

Mas após muito refletir por que as coisas ruins acontecem conosco, eis que tenho a resposta: só conseguimos ser feliz se um dia formos tristes, só conseguimos valorizar um companheiro bom porque um dia nos deparamos com trastes, só conseguimos valorizar o bom emprego, porque um dia tivemos um emprego ruim, só valorizamos a saúde depois do dia que adoecemos e assim por diante.

As coisas ruins acontecem para nos mostrar que existem as boas. Só existe luz se há escuridão! Como identificar a alegria se nunca sentir a tristeza? Então penso, que as coisas ruins vêm com o propósito de nos ensinar grandes triunfos!

Muitas vezes aprendemos mais com a dor do que com o amor, pois é na dificuldade que nos questionamos, revemos nossos planos, refazemos nossas vidas e encontramos oportunidades de melhorar, de crescer, de amadurecer.

Portanto, a partir de hoje não apenas seja grato pelas coisas boas que te acontecem, mas grato por tudo que lhe foi dado, pois se estás vivendo hoje este cenário, é por que precisa se tornar uma pessoa mais forte e continuar o seu processo de evolução.

Aos obstáculos, e todas as pedras que apareceram no meu caminho: o meu sincero OBRIGADA!!!! Vocês foram úteis para meu crescimento e fortalecimento! Hoje aos 38 anos, me encontro mais calejada, mais forte, mais protegida e mais feliz!!! Pois entendo o processo natural da chuva e do sol. Apenas após a chuva é que o sol aparece!

Gratidão a cada minuto de vida, a cada suspiro de dor ou alegria, às dificuldades e às oportunidades! É preciso do feio para admirar o belo, da noite para apreciar o dia, da chuva para contemplar o sol. É preciso solidão para apreciar uma boa e pura companhia!
A todos que tiveram paciência de ler até o final: minha gratidão!!!

 

Continuar Lendo

Aprenda a confiar

Felicidade - Jared Amarante - 7 de março de 2017

Às vezes é muito difícil olhar para dentro de nós e perceber que temos potenciais, já que, hoje em dia, existem muitas pessoas para nos desencorajar. Mas é preciso que nos lembremos que ninguém pode nos machucar tanto sem o nosso consentimento.

Todas as experiências vividas, quando somadas, tem o poder de nos fazer refletir sobre nossa confiança, autoestima e medos. Quais dessas palavras tem mais força em nosso coração? Pensar sobre isso faz toda diferença!

Sei que nem tudo na vida são flores, como já diz o próprio ditado. Porém também nem tudo são espinhos. De repente, tudo é uma questão de como enxergamos as coisas. Há situações que realmente precisam de lente de aumento? Será que não era só uma gota e nossa vontade de ter o controle de tudo fez daquela situação uma tempestade?

Nunca será tarde para nos conectarmos com o melhor que há em nossa alma, explorando caminhos novos, ouvindo outras canções, viajando para lugares nunca antes imaginados, comendo coisas exóticas ou, simplesmente, observando a lua. Ao fazermos coisas pequenas, as grandes se manifestarão, pois é sempre o micro que se funde com o macro.

O universo é o macro, nós o micro. Está na hora de buscarmos essa sintonia, esse encaixe. Tudo que precisamos entender é que a vida é uma infinita caminhada, onde os ciclos começam e terminam, mas atos de coragem e extrema confiança são imprescindíveis à vida.

Naqueles momentos em que você achar que não vai suportar, por favor, lembre-se dos motivos que o trouxe até aqui. E, de todo seu coração, reflita profundamente sobre o que diz o escritor Victor Hugo: “Seja como os pássaros que, ao pousarem um instante sobre ramos muito leves, sentem-nos ceder, mas cantam! Eles sabem que possuem asas”.

Continuar Lendo

Somos todos aprendizes

Vida Saudável - Jared Amarante - 3 de março de 2017

Há muitos motivos pelos quais uma pessoa sai de nossa vida ou nós saímos da vida dela. Mas, há dois deles – a morte ou o término de uma relação -, que machucam muito. Mas, lembremos, somos todos aprendizes. Continuar Lendo

Continuar Lendo