A alegria de ser simples, ecológica e econômica

As vantagens de uma vida simples não estão apenas em economizar dinheiro e, assim, poder trabalhar menos. Uma vida simples está intimamente ligada ao respeito pelos escassos recursos naturais do planeta Terra, que estão acabando em uma velocidade irreversível.

Na prática, isto começou a se materializar na minha vida quando conheci a Permacultura, filosofia de vida que propõe a sustentabilidade e o respeito ao planeta Terra em todos os aspectos da vida humana.

Vou descrever como na minha vida diária, tento colocar isto em prática. Quem sabe estas dicas sejam de valia para quem quer começar na sustentabilidade e, de quebra, economizar um dinheirinho para viajar ou realizar outros sonhos!

1- Viagens locais: Muito se fala sobre as maravilhas de se conhecer o mundo, mas pouco se fala de como uma viagem local pode ser maravilhosa e transformadora! No meu caso, as melhores, mais transformadoras e mais significativas viagens da minha vida foram dentro do meu próprio estado, Minas Gerais, em encontros, cursos e vivências de permacultura, fitoterapia e xamanismo.

Viagens locais são uma oportunidade de conhecer a cultura e as tradições de onde você mora, além de fomentar a economia local e diminuir sua pegada de carbono. Pouco se fala, mas a aviação é uma grande poluidora do planeta. O querosene é o principal combustível utilizado pelos aviões, e sua queima resulta em poluentes como monóxido e dióxido de carbono, óxidos de nitrogênio, entre outros. Só para se ter uma ideia, os voos comerciais, em 2011, geraram 676 milhões de toneladas de CO2

2-Procure formas alternativas de viajar: Tá sem grana pra viajar? Existem diversos locais no Brasil e no mundo em que se troca trabalho em uma parte do dia por estadia e alimentação. O site www.worldpackers.com oferece diversas modalidades de viagem e tipos de estadia para os mais diferentes tipos de viajantes. Para quem é ligado em Natureza e meio ambiente, diversas ecovilas trocam estadia e alimentação por trabalho voluntário. É sua chance de viajar a baixo custo, ajudar um local que protege o meio ambiente e aprender muito!

Há ainda os tradicionais hostels e mais recentemente no Brasil o Airbnb, que oferece inúmeras modalidades de acomodação nos mais diferentes preços.  ( www.airbnb.com.br )

3- Não compre, troque! Além de fazer trocas de roupas e de objetos com amigos e família, existem diversos grupos de escambo na internet, onde se troca de tudo, além de sites onde se pode desapegar e vender aqueles objetos que estão em bom estado, mas que você não usa mais.

Agora é sua vez, escreva nos comentários suas dicas de felicidade sustentável e economia e compartilhe com a gente!

Namastê!

 

 

 

Referências/ Para saber mais:

http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35/1315-o-impacto-ambiental-do-transporte-aereo.html

Deixe seu comentário

Navegue
teste