PARA QUE SERVE SEU PASSADO?

Pessoas nostálgicas, guardiãs de presentes antigos, e adeptas das lembranças, costumam viver apegadas a tudo que já passou. Mas por que agimos assim se nada realmente é eterno? Por que nos desesperamos se o felizes para sempre não existe na vida real? Por que queremos provar, a todo custo, que precisamos ter alguém ao nosso lado para a vida fazer sentido? Por que estamos excessivamente apegados se o outro não é, nunca foi, e nunca será nossa propriedade?

O passado serve para nos fazer aprender alguma coisa, que, essencialmente, assim como ele, deve ficar lá atrás, porque a vida só acontece quando olhamos para frente. Não é verdade? No entanto, quantos de nós temos olhado para trás mais do que deveríamos e com isso temos nos sentindo incapazes? Desvalorizados? Perdidos? Dizer adeus ao que foi bom ou ruim será sempre muito difícil, mas é um processo necessário para adquirirmos maturidade emocional, pois muitas experiências ainda estão por vir.

O que ficou lá atrás não pode ser mudando, ainda que tenhamos extraído muito conhecimento dos fatos. Contudo, podemos fazer novas escolhas, acertos, e, por fim, percebermos que há momentos onde se desapegar se torna uma questão de sobrevivência. Ou viveremos com esperanças falsas? Esperando pessoas que já não querem mais estar conosco? Acreditando que o amor vem sempre de braços alheios?

Sei que nem sempre estaremos fortes para deixar o passado em seu devido lugar, porque somos medrosos. Tememos a uma vida nova, a um novo relacionamento, a um novo emprego, a novas ideias, a novos sonhos. Mas, quando assim agimos, perdemos também excelentes oportunidades de evolução em todos os aspectos da vida. Mas a vida não é feita de riscos? E esses riscos podem representar sucesso ou fracasso? Não, luta ou desistência. É uma escolha de cada um.

A felicidade pode assustar por isso alguns escolhem a tristeza, o apego, o passado, as ruínas, e isso é extremamente triste. Porque não devemos nos conformar com o que já aconteceu, pois, dia após dia, a vida nos dá chances de mudar tudo para sempre. Perceba isso e se pergunte: para que serve o seu passado? Melhor, para que serve a sua vida?

Deixe seu comentário

Navegue
teste