Babaganush: mais uma receita simples, saborosa e saudável

Baba ghanoush  é uma pasta de origem árabe feita de purê de berinjela  grelhada, tahine (pasta de gergelim) e suco de limão. O segredo está em assar a berinjela diretamente sobre a chama antes de descascar, por dentro fica macia e com um sabor defumado. A pele pode até ficar queimada, mas é só separar a polpa da pele e temperar a gosto.

Berinjela é um alimento de baixa caloria, com muitas fibras, vitaminas do tipo B, C, K e  minerais como Zinco, Potássio, Cálcio, Ferro e Magnésio. 100 gramas do seu consumo dá cerca de 30 calorias apenas, mas isso dependendo de como o prato é elaborado, claro, que não se aplica a berinjela à parmegiana.

Ela é rica em tripsina, que ajuda a restringir o metabolismo das células cancerígenas e auxilia na digestão por ser uma excelente fonte de fenóis. Por ser rica em bioflavonóides ajuda na prevenção de coágulos sanguíneos.

Estudos indicam que esse vegetal é bom para o coração, para o cérebro, para controlar a diabetes e para pele.

A receita é simples, rápida, saudável e deliciosa. Pode ser servida acompanhada de pão pita, como salada ou até como prato principal.

RECEITA BABAGANOUSH

Ingredientes

  • 2 Berinjelas
  • 3 colheres (sopa) de Tahine
  • Suco de 1 limão
  • 2 dentes de alho amassados
  • Sal a gosto
  • Salsa
    berinjela3
    foto do arquivo pessoal @cozinhadatata

    Modo de preparo

  • Depois de bem lavadas, leve as berinjelas direto no fogo, na chama do fogão, virando assim que a casca for queimando.Esse processo dá um gostinho de defumado e deixa o prato ainda mais gostoso.Tire do fogo e deixe esfriar um pouco. Corte ao meio e com uma faca raspe toda a polpa da berinjela. Leve essa polpa para uma tigela, acrescente o alho picadinho e misture bem até ficar homogêneo.Acrescente os outros ingredientes, como o Tahine, suco de limão e o sal e continue mexendo até a textura ficar bem homogênea. Sirva com azeite e salsinha por cima.

    Taisa

    Sou Taisa Schaeffer Andrade, formada em Educação Física, mãe de dois meninos, amante da boa culinária, curiosa e inspirada pelo que há de bom na vida!  Vocês podem me seguir no instagram  @cozinhadatata e no Facebook, estou sempre compartilhando receitas e informações.

Deixe seu comentário

Navegue
teste