Lanche no Pote: marmita chique e saudável

A moda das marmitas veio com tudo nessa geração que busca uma alimentação saudável longe das ofertas da lanchonete da esquina e dos produtos industrializados prontos do supermercado.

Levar o seu almoço, o seu lanche da tarde para o trabalho, para depois da academia te garante uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes. Comer nas horas certas deixa o corpo mais nutrido.

Ai no pote tem mel orgânico, iogurte caseiro sem açúcar, chia, linhaça, aveia, damasco e nozes. Um mix de fibras, proteína e carboidrato. Um lanche completo com alto valor nutricional. Pode substituir o café da manhã ou mesmo ser um lanche da tarde, pós treino.
E o melhor é você preparar com um dia de antecedência e usar o que tiver em casa para montar a seu gosto. Com criatividade você pode mudar o sabor todos os dias, tendo um lanche rápido, saudável e saboroso.

Opções:
• Leite (leite desnatado, leite de coco, leite de amêndoa.. ),
• Iogurte (não pode ser muito liquido, precisa ser mais consistente para não misturar),
• Aveia, flocos de centeio, amaranto, quinoa, trigo, milho,  granola, muesli…),
• frutas frescas ((maçã ralada, frutos vermelhos, morangos, banana em rodelas, kiwi, manga em pedaços etc)
• frutas secas (damasco, uva passa, banana passa, goji berry…)
• castanhas (nozes, amêndoas, avelas, castanha de caju, castanha do pará..),
• mel, agave,
• Sementes (chia, linhaça, sésamo, abóbora, girassol)
• Canela em pó
• Raspa de lima, limão ou laranja

Esse da foto eu fiz uma camada única, misturei na hora de comer, mas você pode fazer várias camadas. Você pode começar com uma base de 50ml de leite magro (ou algum leite vegetal que preferir) com uma colher de chia (deixe 30 minutos descansando até a chia absorver o leite).  Coloque o primeiro nível de fruta. Inclua a gosto (Aveia, Quinoa em flocos, Trigo, Granola  etc), Acrescente o Segundo nível de fruta, Coloque iogurte, Finalize com mais fruta e castanhas se desejar ou uma colher de mel ou agave.

Coloque em um pote de vidro tampado. E guarde na geladeira até a hora de comer.

Sugestão de Receita
Ingredientes
1 pote de iogurte natural (170 g)
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de mel mais 2 colheres (chá) para finalizar
1 colher (sopa) de sementes de linhaça dourada
1/4 xícara (chá) de aveia
1 maçã tipo fuji
caldo de 1/2 limão
1 colher (sopa) de nozes tostadas e picadas
1 colher (sopa) de uvas-passas brancas

Modo de Preparo

1. Numa tigela, coloque o iogurte, o leite, a aveia, a linhaça e o mel. Misture e tampe (ou cubra com filme). Deixe na geladeira por 12 horas.

2. Na manhã seguinte, lave, seque e corte a maçã ao meio, no sentido do comprimento. Corte cada metade em dois. Retire as sementes e rale os pedaços de maçã sobre uma tigela, utilizando a casca como proteção para os dedos.

3. Adicione e misture o caldo de limão. Junte o muesli e mexa bem. Salpique as nozes e as uvas passas, finalize com mel e sirva a seguir.

Veja também essa opção de  Iogurte com berries e suspiros

(Fonte: Panelinha. www.panelinha.com.br da  Rita Lobo)

 Sou Taisa Schaeffer Andrade, formada em Educação Física, mãe de dois meninos, amante da boa culinária, curiosa e inspirada pelo que há de bom na vida! Vocês podem me seguir no instagram  @cozinhadatata e no Facebook e  compartilhando receitas e informações.

Deixe seu comentário

Navegue
teste