Geleia caseira de mexerica: simples e saborosa!

 

Arquivo @cozinhadatata

As geleias são ótimas em torradas, no iogurte, como cobertura de bolo, uma cheesecake, acompanhada de um queijo, para complementar um sorvete, são inúmeras as opções e quando feitas em casa, além de dispensarem o uso de conservantes artificiais, ficam ainda mais gostosas que as industrializadas. O ideal é escolher uma fruta da estação, de preferencia orgânica.

Eu escolhi a mexerica, essa fruta deliciosa que tem diversos nomes dependendo da região do país, como mimosa, bergamota, vergamota, tangerina. É uma fruta rica em vitaminas A, C e do complexo B. Forte pela cor e pelo aroma é rica em potássio, magnésio, cálcio e outros minerais, que nos garantem muitos benefícios. É diurética, calmante, anti-inflamatória. Contém pouquíssimo açúcar, além de ser uma excelente fonte de fibra natural.
A receita é simples, é só preciso ter paciência.
Ingredientes:
– 800g de mexerica
– 400g de açúcar demerara
-500 ml de água
Modo de Preparo:
Descascar as mexericas, retirar todas as partes brancas que envolvem a fruta, cortar em pedaços e retirar todas as sementes.  Utilizar uma panela de fundo grosso, colocar a fruta o açúcar e a água. Cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando.
Se desejar, pode se acrescentar pedacinhos da casca para cozinhar junto com a fruta, nesse caso, é preciso aferventar separadamente por 3 vezes, e depois juntar com a fruta para cozinhar.
Arquivo @cozinhadatata
 
 
arquivo @cozinhadatata
 
Armazenagem
Ferva o vidro e a tampa (se não for de plástico) em uma panela grande o suficiente para que ele fique submerso por inteiro. Se a tampa for de plástico, lave bem e escalde, mas não ferva mergulhada em água para evitar a liberação de toxinas. Na hora de retirar o vidro, nada de usar as mãos: use uma pinça, também esterilizada. Não utilize panos ou papéis para secá-lo: vire-o de cabeça para baixo sobre um pano limpo e seco, e deixe secar por bastante tempo. Assim o ar não contamina o interior. Colocar a geleia ainda quente dentro do pote, tampar e virar o pote de cabeça pra baixo para ajudar a tirar o ar. 

 

Arquivo @cozinhadatata

Para assistir o vídeo com o passo a passo dessa receita acesse o link Geleia de Mexerica, em que gravei para o programa Vida Melhor, da Rede Vida.


 
 Sou Taisa Schaeffer Andrade, formada em Educação Física, mãe de dois meninos, amante da boa culinária, curiosa e inspirada pelo que há de bom na vida! 
Vocês podem me seguir no instagram  @cozinhadatata e no 
Facebook, estou sempre  compartilhando receitas e informações.

Deixe seu comentário

Navegue
teste