Verdejar para refrescar

O verão está chegando e as temperaturas nas cidades ultrapassam os 30° com muita facilidade. Quem nunca procurou se acolher, nestes momentos, à sombra de uma árvore?

E se esta árvore estiver na cobertura da sua casa, proporcionando sombra, conforto térmico e acústico, isso não seria incrível? Essa realidade existe, pois é assim que funciona um telhado verde.

Fonte: Ecotelhado

Telhados verdes são coberturas de edificações que possuem sobre sua estrutura uma camada de vegetação. Esta vegetação pode ser um gramado, arbustos ou até mesmo árvores.

Para executar um telhado verde, primeiro se faz necessário verificar o tipo de estrutura existente, mas é possível executá-lo sobre lajes, telhas cerâmicas ou metálicas.

As vantagens de se ter este tipo de cobertura para o usuário são inúmeras: o primeiro impacto está na redução de até 5°C na temperatura interna do imóvel, se compararmos com uma laje de concreto. Outro impacto direto está no bolso, pois o telhado verde garante economia de energia tanto no verão quanto no inverno.  Como nos dias quentes há o resfriamento natural do ambiente, não há tanta necessidade de resfriamento artificial com o uso de ar condicionado. Já no inverno, o telhado verde mantém a temperatura mais aquecida por mais tempo.

O conforto acústico também é maior devido ao isolamento que este tipo de cobertura proporciona. Na escala da cidade a utilização deste tipo de telhado combate as ilhas de calor, diminuem a poluição, aumentam a umidade do ar, retém por mais tempo as águas de chuva contribuindo para a redução de enchentes e ajuda na biodiversidade local.

Para executar um telhado verde é preciso rever a impermeabilização do local, a drenagem de água e caimentos existentes, algumas empresas possuem sistemas mais eficientes que otimizam o uso de água
Foto: Sistema Ecotelhado laminar alto
Mas, você mesmo pode executar seu telhado verde seguindo este esquema simples:

Vestir sua casa de verde pode ser uma solução sustentável para você e para sua cidade, quem sabe um dia teremos esta paisagem?

Até Breve!

Deixe seu comentário

Navegue
teste