A Utilidade das coisas…

Viajar com uma adolescente de 16 anos para os EUA é uma lição de economia, geografia e resistência, nada suave…

 
Esta viagem é o resultado de um teste empírico em que a mãe, esta que vos escreve, fez com seus pimpolhos quando estes estavam com 12 e 9 anos.
 
Na ocasião pedi aos meus filhos que olhassem para o globo terrestre e escolhessem um país para a viagem dos seus sonhos, e valia qualquer lugar.  A ideia surgiu a princípio para dar-lhes a visão objetiva de que nada é muito longe ou muito perto, nada é impossível, e tudo pode ser impossível. Tudo ou nada depende de nós mesmos e pode acontecer se assim desejarmos e planejarmos. Sem direitos a mimimi!!!
 
Queria tirar-lhes a ideia material do consumo e incluir o valor do dinheiro para as coisas que não possuem preço. Podemos consumir sonhos? Qual é o preço de um sonho? Seria apenas  um detalhe a aprender sobre a “utilidade das coisas”? Qual é a função de um SONHO na vida da gente?
 
Essa experiência da viagem dos sonhos foi o resultado esperado de 4 anos de poupança, que ela mesma fez. Mensalmente ela retirava uma pequena parte de suas economias para a viagem. A espera foi por vezes um sucesso e em muitas, tortura. Passamos por todos os sentimentos, da completa desconfiança de que esse dia chegaria, a vontade de saquear o cofrinho para comprar “algo de extrema” urgência.
 
Passamos pelo ódio mortal da minha filha em não poder “usar seu” dinheiro guardado para comprar o imprescindível modelo de celular que “todo mundo tem” e eu como mãe, sofri diversos tipos de Bullying (da família, dos amigos, etc.).  Eu queria saber se minha adolescente ainda possuía sonhos, conseguem esperar, podem planejar e se ainda são um pouco parecido com que eu fui há alguns anos …
 
Ufa! Acho que sim, mas updated!  Igual mais diferente! É preciso argumentação… das fortes, mas está tudo lá, guardado, só mudaram as embalagens. O santo Google é bom, nós como pais é que devemos mostrar “a utilidade das coisas”.
 
Bem chegou o grande dia, vou tentar mostrar a “utilidade” das coisas na Meca do consumo, NY City! E aprender com esta adolescente o que é que atrai tanto no consumo de qualquer coisa que seja importada.
 
 Pela lista da Bia das “coisas básicas, úteis e imprescindíveis para a sobrevivência decente de qualquer menina de 16 anos” acho que terei mais uma longa aula sobre a “VPL” (valor presente líquido), afinal entender a efemeridade do consumo é preciso mais do que o Google ou de poupança, é preciso viver e como sempre digo a Liberdade Financeira é uma das principais liberdades do ser humano, e para atingi-la é necessário que suas finanças sejam sustentáveis!
 
 Escrevo sobre o resultado quando voltarmos Deseje-me boa sorte! 


Serviço: Poupança de quatro anos, de $ 50 a $70 por mês. Serão 28 dias de mochilão nos EUA, 6 hostels, 2 hotéis, divididos em 5 estados. Hostels e hotéis na faixa de $50 a 65 dólares por pessoa, Alimentação $ 30 dólares por dia por pessoa, transportes internos (trem e ônibus) média por trecho, $65 dólares, o resto é diversão. Passagens áreas, $ 2.800 compradas com 7 meses de antecedência. 

2 Comentários

Deixe seu comentário

Navegue
teste