Vamos nos ver na Virada Sustentável?

Precisamos consumir para viver, mas devemos reconhecer que nós consumimos em excesso. Consumimos o supérfluo, consumimos sem pensar, e muitas vezes por puro impulso. Você pode pensar…”ah, mas não consumo tanto assim”. Individualmente, parece que o impacto é realmente pequeno. Mas, imagine toda a população do planeta, os quase 7 bilhões de habitantes consumindo igual você, gerando a mesma quantidade de lixo que você, necessitando de tantos recursos naturais. Ah, assim assusta, né?
 
Pensar a sustentabilidade é pensar no coletivo, é pensar na necessidade de muitos e também no das futuras gerações. Pensar a sustentabilidade é provocar-se na reflexão do que realmente é necessidade e do que é desejo provocado, impulsionado pelo sistema do ter. Pensar em sustentabilidade é acreditar em justiça social, no equilíbrio das forças naturais e produtivas, no respeito à diversidade das nações, povos, indivíduos.
 
Como não pensamos muito sobre isso, pois não fomos educados para tal ação, não tivemos a chamada educação ambiental, como muitas crianças de hoje estão tendo, precisamos de alguns incentivos, alguns inputs novos em nossas conexões neurais, precisamos entrar em contato com bons exemplos para pensar fora da caixinha, para quebrar esse paradigma selvagem do excesso, do consumismo, da produção exacerbada, da falta de cuidado conosco, com o outro, com o ambiente, ou seja, com o todo no qual estamos conectados.
 
E como vamos acessar boas histórias e iniciativas? Lendo, buscando informações e também participando da Virada Sustentável que acontece em São Paulo, em vários pontos da cidade, de 26 a 30 de agosto. A Virada Sustentável é um movimento de mobilização colaborativa para a sustentabilidade e visa apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população.
Já em sua quinta edição, o evento reúne centenas de atrações, atividades e conteúdos ligados aos temas da sustentabilidade (biodiversidade, resíduos, água, cidadania, mobilidade urbana, mudanças climáticas, direitos humanos etc.), realizadas simultaneamente em parques e espaços públicos, equipamentos culturais, universidades e escolas. Todas gratuitas e abertas ao público. Para acessar todo o conteúdo é só clicar aqui http://viradasustentavel.com/sobre-a-virada/
Uma das atrações deste ano será a primeira edição do SP+ZEN, também chamada de Virada Zen, com uma programação focada em qualidade de vida e espiritualidade. Os organizadores oferecem atividades como Meditação, aulas de Yoga, rodas de conversa, oficinas e diversas atividades Zen – para adultos e crianças.

Há programação para sábado e domingo, no Ibirapuera. No auditório do MAM, no dia 30 de agosto, às 10h, acontecerá a palestra Onde encontrar plenitude e felicidade na cidade, com LUC MICHAEL BOUVERET. Não é a cara do nosso blog e comunidade Felicidade Sustentável? Vamos nos ver lá? Programação da Virada Zen

Programe-se, participe, tenha um fim de semana sustentável e mais feliz!

 Abraço Fraterno! #Namastê
Chirles de Olivera
 
 

Deixe seu comentário

Navegue
teste