Aprenda a fazer um delicioso hummus pink e a pasta de gergelim

O Hummus ou Hómus é um prato tradicional do Oriente Médio a base de grão de bico, tahine (manteiga de gergelim), alho, azeite e limão. Ele é rico em nutrientes e compostos bioativos, antioxidantes, ácido fenólico, ácido oleico, ácido láurico, flavonoides e aminoácidos. 

Também tem boas quantidades de cálcio, vitaminas do complexo B, C, E, alta concentração de ácido fólico, fornece ótimas quantidades de ferro, magnésio, potássio tornando-se um aliado na alimentação saudável.
Ou seja, esse prato é rico em fibras, proteínas, vitaminas e minerais e por isso contribui na redução do colesterol por conter fibras insolúveis que reduz açúcares, gorduras e colesterol auxiliando na função intestinal.
Um ingrediente essencial na receita do hummus é o tahine (manteiga de gergelim) que pode ser comprado nos mercados, mas que você aprenderá a fazer em casa, pois é super simples. Uma colher de sopa de tahine, cerca de 3 gramas, contém 0,7g de  fibras.
O hummus é bem versátil, pois pode ser usado em sanduíches, em uma entrada acompanhada de pão sírio ou dip de legumes (cenoura, aipo ou outro legume de sua preferência cortados em tiras) e até no café da manhã substituindo a tradicional manteiga no pão francês ou no pão integral.
Quer variar a receita e dar mais cor e sabor ao seu hummus? Na versão pink ela ganha mais nutrientes com o acréscimo da beterraba na receita. E você pode se aventurar e criar a sua versão saborosa e nutritiva dessa pasta. Se você tem uma combinação interessante conta pra gente deixando seu comentário, vamos adorar aprender com você também!
Receita Homus/Hummus
Ingredientes
  • 1 xícara de grão-de-bico cozido
  • 3 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
  • Suco de 1 limão
  • 1 dente de alho pequeno
  • Sal a  gosto
  • 100 ml de azeite de oliva
  • Água do cozimento do grão ou água filtrada
Para a versão pink, basta adicionar ½ xícara de beterraba cozida junto ao grão de bico.
Modo de preparo
Coloque o grão-de-bico com um pouco da água (50ml) do cozimento em um processador ou liquidificador e triture bem. Adicione o tahine, suco do limão e o azeite.
Continue a bater até formar uma mistura homogênea.
Se o hómus ficar muito grosso, adicione um pouco da água de cozimento ou água filtrada.
Sirva com um pouco de um bom azeite e salsinha picada por cima.
Receita Tahine caseiro
Caso não encontre a pasta de Tahine pronta, é possível fazer em casa:
100 g de gergelim branco cru sem casca.
2 colheres de óleo de gergelim
Modo de preparo: coloque numa frigideira e toste as sementes, mexendo sempre, até começar a exalar um aroma agradável, parecido com o de amendoim torrado. Coloque no processador com o óleo de gergelim e bata por cerca de 10 minutos, ligando e desligando o aparelho e mexendo com uma espátula se necessário.

 

Bom apetite! E até a próxima receita!

1 Comentário

  1. Ah que maximo tava aqui amando as receitas , e final tive a bela surpresa de ser teu blog .
    Beijos amiga

Deixe seu comentário

Navegue
teste