Pão de Queijo Multigrãos: simplicidade, sabor e saúde numa única receita

 
Produção de Taisa Andrade @cozinhadatata
A busca por uma vida saudável está cada vez maior. O difícil equilíbrio entre alimentação, exercício físico e qualidade de vida é o triângulo da vez. A cada dia surgem novas teorias, dietas, novas linhas de exercício que nos fazem ficar cada vez mais em dúvida para que lado ir. O glúten ingerido durante milhares de anos agora virou vilão. O ovo condenado na minha infância virou aliado na dieta do pessoal da academia. O leite, tão importante na alimentação nos primeiros anos de vida, já está em segundo plano.
 
Feliz desse pessoal que vive ainda no seu pedacinho de terra, com uma vaquinha, meia dúzia de galinhas e uma horta cheia de salada sem agrotóxico. Mas já que essa não é a realidade da grande maioria, vamos nos virando do jeito que dá. Planta um manjericão aqui, compra um tomate orgânico ali, escolhe o ovo caipira, o frango sem hormônio, tenta de alguma maneira melhorar o dia a dia.
 
Mantendo o equilíbrio e fazendo escolhas saudáveis podemos sim comer um bolinho caseiro, um café quentinho e um pão de queijo. E se esse pão de queijo tiver grãos e ainda for feito por você mesmo em menos de 10 minutos? Fica melhor ainda, pois a satisfação de fazer algo pelas nossas mãos não tem preço.
 
A importância da presença de grãos na nossa alimentação não é novidade. Eles melhoram o trânsito intestinal, melhoram o colesterol, ajudam a emagrecer e são nutricionalmente muito ricos em fibras e vitaminas. A semente de chia tem ômega-3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais. O amaranto é um grão que tem carboidrato, proteínas, contém os aminoácidos essenciais ao organismo, fibras, cálcio, fósforo e selênio (nutriente com excelente ação antioxidante). Já a linhaça, a marrom e a dourada, é bastante rica em lignanas, substâncias muito semelhantes ao estrógeno e por isso chamadas de fitoestrógenos, que estão relacionadas a proteção contra o câncer de mama e à saúde dos ossos das mulheres. 

    Resumindo, essa receita contém fibras, magnésio, manganês, fósforo, zinco, proteína, ferro,  cálcio, ômega-3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas, selênio e lignanas. Tudo de bom e saudável!

 
Vamos à receita do pão de queijo com multigrãos?
 
Ingredientes:
– 150g de polvilho azedo
– 100g de queijo meia cura
– 200 ml de creme de leite
– 1 colher (sopa) de chia
– 1 colher (sopa) de amaranto
– 1 colher (sopa) de linhaça dourada
– 1 colher (sopa) de linhaça marrom
– Sal a gosto
 
Modo de preparo:
 
– Junte todos os ingredientes e amasse até virar uma massa que você consiga moldar uma bolinha, se precisar pode colocar mais polvilho para dar ponto.

– Pré-aqueça o forno a 220°C por 20 minutos. Faça bolinhas e coloque em uma forma untada e leve para assar até ficar dourado. Rende em torno de 18 unidades.
 
– Se quiser pode congelar antes de assar, é só levar as bolinhas direto para o congelador e do congelador direto para o forno. Essa massa também pode ser mantida em geladeira por 3 dias, assim você pode assar aos poucos.  

 – Assim você terá pães de queijo com grãos saborosos para tomar com um cafezinho aromático a fim de celebrar uma tarde de inverno ou um domingo aconchegante com a família. 

– Quer ver o passo-a-passo desta receita? Acesse esse vídeo em que participei do programa Vida Melhor, transmitido pelo canal Rede Vida.

Até a nossa próxima receita 3 S: Sabor, Saúde e Simplicidade!


Para quem tem alergia ou intolerância a lactose acesse essa receita de pão de mandioquinha que já publicamos no blog. #freelactose

2 Comentários

  1. 50% da minha família eh mineira e adoro pão de queijo.. Agora aprendendo um jeito novo de fazer e comer essa delícia 🙂

  2. Querida Talita, mais uma receita para sua cozinha e para saborear com sua família. Todos aqui em casa adoram! Esperamos que essa receita faça muito sucesso na sua casa! abs e obrigada por compartilhar conosco sua impressão!

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