Tinta de terra: você conhece essa técnica sustentável para sua casa?

Banco de imagem da Pixabay
Em primeiro lugar gostaria de agradecer ao Blog Felicidade Sustentável pela confiança de partilhar seu espaço comigo, escrever sobre Arquitetura Sustentável é uma alegria!
Escolher o tema deste primeiro post, dentre tantos assuntos possíveis, não foi fácil, mas acho que falar de uma equação simples pode ser o melhor começo:
                     Arquitetura + Sustentabilidade = FELICIDADE

 

Arquivo próprio da Luciana – muro da casa após a pintura e esperando a secagem
Muitas vezes não nos damos conta de que atitudes simples podem fazer uma diferença enorme para o planeta e aqueles que aqui habitam. Por isso, hoje falarei sobre um material que está em praticamente todas as casas e você talvez não tenha conhecimento do quanto ele afeta sua saúde: as tintas.
As tintas convencionais possuem em sua composição metais pesados e solventes voláteis conhecidos como COV (Composto Orgânico Volátil). Os COV são gases emitidos por tintas e outros produtos de construção que podem causar alergias, dores de cabeça e em longo prazo danos ao fígado, rins e sistema nervoso central.
Se você um dia pintou sua casa, saberá que o cheiro (COV) da tinta ficou no ambiente por alguns dias, talvez semanas, dependendo do produto. Com o passar do tempo este cheiro ficou mais suave, quase imperceptível, mas por anos continua sendo emitido, sem que você se dê conta. Muito provavelmente, nesse instante, você está respirando COV.
Mas como evitar? Você pode se questionar: o que é possível fazer para tornar minha casa mais sustentável?
Os valores de emissão de algumas marcas estão disponíveis na internet, mas é preciso pesquisar, pois infelizmente não existe uma regulamentação que obrigue às marcas a divulgar estas informações nas embalagens.
Existem tintas a base de água que possuem índices de COV menores que as tintas padrão, como a linha ECO da Hydronorth, mas ainda assim emitem COV.
As mais recomendadas e sustentáveis são as tintas minerais como as produzidas pela  Solum, a base de terra, que não possuem nenhum COV.
Se você gosta de colocar a mão na massa pode fazer sua própria tinta de terra, é bem simples será preciso apenas 03 ingredientes: terra, cola branca e água. Quer saber a receita completa, clique nesse link Produção de tinta de terra
Aqui na minha casa pintei os muros com esta receita, se quiser ver como fizemos acesse aqui
Na próxima vez que pintar a sua casa, pesquise tintas que agridam menos sua saúde, garanta que sua casa seja mais sustentável e mais feliz!
Até Breve!

Deixe seu comentário

Navegue
teste