Porque uma alimentação saudável faz bem ao corpo e a alma!

 

 

Olá! Meu nome é Cristiana Marques e tive a honra de ser convidada para escrever no Blog Felicidade Sustentável para compartilhar com vocês minha experiência no curso com a apresentadora Bela Gil, do programa Bela Cozinha do GNT.
Não sei vocês, mas adoro acompanhar as receitas da Bela Gil em seu programa. E depois do curso e de provar algumas receitas feitas na hora por ela, posso afirmar que fiquei fã de carteirinha. Na verdade fiz dois cursos, o primeiro de introdução à culinária natural e outro de lanches saudáveis para adultos e crianças.

Eu sempre procuro melhorar a alimentação da minha família, porque acredito que uma boa escolha alimentar pode nos fazer muito bem, trazer saúde e, por consequência, felicidade.
 

Então divido com vocês uma receita que fez e faz muito sucesso aqui em casa e que aprendi no curso, que é o Pão de Mandioquinha (pão de queijo s/ queijo). É isso mesmo, parece um pão de queijo e é uma delícia!

Ingredientes:
200 g de polvilho azedo
300 g de polvilho doce
150 ml de azeite de oliva
500 g de mandioquinha (cozida e espremida)
1/4 de xícara de água
1 colher de sopa de orégano ou outras ervas como alecrim, manjericão ou açafrão da terra para ficar amarelinho.

Modo de preparo:
1- Misture o polvilho doce, o polvilho azedo, sal e azeite de oliva em uma tigela grande.
2- Acrescente o purê de mandioquinha e, aos poucos, vá adicionando a água. Misture a massa até ficar homogênea.

Foto ( massa tipo de modelar)

foto do arquio pessoal de Cris Marques
A massa fica na consistência de massinha de modelar e eu coloquei orégano na minha receita.



3- Faça os pães do tamanho e formato que desejar.
4- Pré-aqueça o forno por 10 minutos à 180C.
5. Sem untar a forma, coloque os pães em uma assadeira e deixe no forno por 20 a 25 minutos, dependendo do forno.
Não precisa untar mesmo! Não gruda.

Foto (hummmm! mais uma fornada!)

foto do arquio pessoal de Cris Marques

 

Como rende muito, você congela os pães no freezer em uma assadeira e depois de congelados, você coloca-os em um saquinho. Assim eles não grudam um no outro e ficam iguais aos que compramos congelados, com a diferença de não ter conservantes. Você pode ter um pão delicioso feito em casa para comer a qualquer hora! 
O melhor de tudo é que sabemos exatamente a procedência dos ingredientes e ainda podemos controlar a quantidade de sal ou de açúcar, balanceando nossa refeição. 

Dica: também é possível acrescentar algumas sementes como a chia, o gergelim ou outra de sua preferência.

Foto (congelando os pães)
 
foto do arquio pessoal de Cris Marques
Espero que esta receita faça muito sucesso em suas casas e que ela seja um bom motivo para convidar a família e amigos para um café ou chá e aproveitar as coisas simples da vida como um bate papo sobre aquele filme incrível que você assistiu, a próxima viagem dos sonhos e dar risadas celebrando a vida.


Um beijo, saúde e até a próxima. Cris

foto do arquio pessoal de Cris Marques (à esq.) e Bela Gil

Curso realizado em São Paulo no Panela de Pano
Programa Bela Cozinha no GNT, com a amável e super talentosa Bela Gil, todas terças-feiras às 20h30 com reprise às sextas-feiras às 18h00 e aos sábados às 14h00 e 22h00.


OBS.: Assim como a Bela Gil, nós do Felicidade Sustentável acreditamos que uma refeição mais natural, com alimentos orgânicos e preparada com amor pode sim trazer uma sensação de felicidade, afinal como a pesquisa do AKATU revelou felicidade e saúde andam juntas! 

Para saber mais sobre essa pesquisa acesse Pesquisa Akatu 2012

5 Comentários

  1. Que maravilha!!! Eu tenho intolerância a glúten e lactose. Trabalho com um grupo de idosos que também ficam desejosos de comer pão de queijo sem queijo pela mesma razão. Vou fazer a receita no lanche da tarde do grupo. Só ficou uma dúvida: mandioquinha é o aipim? Aqui em BH mandioquinha é também a batata baroa, batata salsa, cenoura amarela. Por gentileza, me tire essa dúvida. Agradecida.

  2. Oi Dilma querida, que maravilha, desejo que os idosos fiquem felizes com sua receita…pois tenho certeza que será preparada com muito amor! A mandioquinha é a batata baroa (mais amarelinha). Depois publica aqui o resultado com o seu grupo! Saúde e felicidades. beijo grande

Deixe seu comentário

Navegue
teste