abril 2015

6 Posts Back Home
Showing all posts made in the month of abril 2015.

Tinta de terra: você conhece essa técnica sustentável para sua casa?

Banco de imagem da Pixabay Em primeiro lugar gostaria de agradecer ao Blog Felicidade Sustentável pela confiança de partilhar seu espaço comigo, escrever sobre Arquitetura Sustentável é uma alegria! Escolher o tema deste primeiro post, dentre tantos assuntos possíveis, não foi fácil, mas acho que falar de uma equação simples pode ser o melhor começo:                      Arquitetura + Sustentabilidade = FELICIDADE Arquivo próprio da Luciana – muro da casa após a pintura e esperando a secagem Muitas vezes não nos damos conta de que atitudes simples podem fazer uma diferença enorme para o planeta e aqueles que aqui habitam. Por isso, hoje falarei sobre um material que está em praticamente todas as casas e você talvez não tenha conhecimento do quanto ele afeta sua saúde: as tintas. As tintas convencionais possuem em sua composição metais pesados e solventes voláteis conhecidos…

Você é vítima ou protagonista da sua vida?

Pense nessa questão: Eles não me entendem ou não consigo me fazer entender ? Existe alguma diferença de significado em relação às duas frases?   1ª frase: Eles não me entendem. 2ª frase: Eu não consigo me fazer entender.   Se não consegue perceber a diferença, peço que leia novamente, agora em voz alta, e perceba qual é a ressonância de cada uma delas aos seus ouvidos.   Se você realizou este breve exercício, perceberá que a primeira frase aponta a responsabilidade da comunicação, da compreensão do que eu falo para o ouvinte, ou seja, no outro.   Na segunda frase a responsabilidade por se fazer entender é própria do emissor, ou seja, da pessoa quem fala.   É através desta dinâmica que convido você a refletir sobre qual papel tem tomado mais espaço na sua vida, o de vítima ou o de protagonista?   A comunicação é um dos…

Por que tão carentes?

  Banco de imagem Pixabay     Que todos desejamos assistir a um filme com alguém debaixo da coberta, isso é fato. Mas e quando as cenas do enredo são tão tristes quanto à insegurança que a companhia traz? E quando não sabemos o porquê realmente não nos satisfazemos em assistir sozinhos? Seria esse um mal estar do frágil coração?   Diríamos que, para simplificar esse possível medo de estar só, revelam-se, no dia a dia, entregas prematuras, que geram mal estar à alma, desaguando no corpo. Aqui, pretende-se falar sobre os nossos sentimentos, uma vez que os mesmos determinam o que há no coração, e o que o houver nesse órgão tão inestimável, sem dúvida, chamaremos de tesouro.   Ah, sim…   Mas e se houver dentro de nós uma pessoa que queiramos chamar de tesouro? Poderia ser ela mais valiosa que o amor-próprio? Há quem diga que, essas…

Estamos na mídia e tudo aconteceu de forma espontânea!

Essa foi a nossa primeira inserção na mídia, a convite da querida Tatá Talarico, aluna de jornalismo e estagiária da emissora, participamos da primeira edição do Jornal da TV Cultura, no dia 27 de março de 2015. Essa divulgação foi fantástica para impulsionar nossa página. O Raphael Scarcelli fez a edição do vídeo e criou o canal no YouTube. Estou rodeada de pessoas queridas me ajudando de todas as formas. E uma notícia puxou a outra. Ganhamos mais uma divulgação espontânea no Blog do Paulinho, blog do ex-aluno Paulo César Andrade Padro que fez uma bela homenagem e com generosidade indicou nosso blog para seus seguidores. Eu agradeço imensamente pelo carinho.  Deseja ler toda publicação é só acessar aqui Felicidade no Blog do Paulinho E a terceira inserção aconteceu por intermédio do querido Anderson Scardoelli, editor do Portal Comunique-se e apreciador do jornalismo online. A matéria ficou linda e foi…

Felicidade Projetada?

      Alguém, algum dia, em algum lugar, já ouviu a palavra projeção. Mas será que parou para pensar em seu significado? Esse verbo é uma ideia vendida pelo Marketing para nos acolher? Será uma utopia dos filósofos e psicanalistas para criticar nossas escolhas? Ou será que, simplesmente, projetar-se é a literal necessidade de cada um?   Diante desses questionamentos, nascem centenas de dúvidas que permeiam a era das eras, a globalização pela massificação falsificada, o exibicionismo pelos cifrões e, tragicamente, à vontade de ser o outro e ter o que ele possui. Afinal, a grama do vizinho é sempre mais verde.   Todavia, não se pode esquecer de quem fomenta essa realidade, isto é, nossa Indústria Cultural – fábrica de heróis-, que sapateia em cima das mais frágeis, melhor dizendo, do mais quebradiço e inescapável instinto humano: a luta incansável pela projeção.   Talvez projetar-se não seja um…

Suco verde…Quero vida!

“Fazer o suco é um exercício diário de dizer a você mesmo e ao planeta: “Quero vida” (Daniel Francisco de Assis, autor do livro Suco Vivo) Sempre que publico as fotos do suco verde no Facebook percebo que as pessoas curtem essa opção saudável de começar o dia. Mas também pairam algumas dúvidas como: o suco deve ser coado ou não? qual é a melhor receita?  Preparo no liquidificador ou na centrífuga? Por isso prometi que o próximo texto seria sobre essa maravilhosa bebida DETOX. Vamos lá, pois fazer o suco verde não é complicado e basta ter em mãos (ou melhor, na geladeira) alguns ingredientes básicos. Claro, depois desse texto, você poderá se aventurar em suas próprias criações saborosas e nutritivas e levar essa energia vital todos os dias para seu organismo. O suco verde tem um grande poder de desintoxicação e deve ser ingerido no desjejum…

Navegue
teste