#Oquefazvocêfeliz? Vamos analisar esta questão?

Será que precisamos realmente de tudo o que compramos? No filme “Os delírios de consumo de Becky Bloom”, vemos uma representação, de certa forma bem humorada, do “american way of life“, ou melhor, do estilo americano de viver. Mas, claro, não é uma representação apenas da sociedade americana. Esse estilo está disseminado de forma global e várias culturas baseiam-se nessa corrida  às compras desenfreadas como sinônimo de alívio de tensões, prazer e satisfação.

Trabalhamos duro, suamos a camisa para ter momentos de satisfação nas compras. Exagero ou realidade? Compras, cartões de crédito, impulsos, vitrines, foco na aparência. Armadilhas bem estimulantes vendidas como propagadoras de felicidade. Ou, ainda, como qualidade de vida.

Sim, somos envolvidos desde crianças pela cultura do consumo, no universo de shopping, lojas, moda, modismo, gostos e não gostos. Influências vindas de nossa casa, da escola, dos amigos, dos meios de comunicação, do cinema, enfim, de todos os tipos de estímulos. E é assim que funciona há séculos e continuará funcionando. Mas eis que chega um momento em que fazemos outras conexões, reflexões e opções.

E quando me pergunto o que me faz feliz? Certamente, respondo que não é o poder das compras. Pois felicidade para mim está ligada a outro tipo de percepção. Está ligada a uma realidade interior, que dá vontade de apreciar o belo, seja a arte ou a natureza, dá vontade de compartilhar com o outro as melhores experiências que podemos sentir.

Felicidade tem a ver com paz de espírito, com alegria, com quietude, com gratidão, com vitórias sobre nossos impulsos, com crescimento pessoal, espiritual e até profissional. A felicidade vem do nosso interior e das nossas descobertas. Vem da nossa missão e propósito de vida.

A riqueza da vida está no poder das nossas escolhas. E, sim, podemos fazer boas escolhas, escolhas conscientes, diferentes, e que nos provoque uma satisfação mais plena.

Abraço fraterno!

1 Comentário

  1. I really like your blog.. very nice colors & theme. Did you create this website yourself or did you hire someone to do it for you? Plz answer back as I&;2187#m looking to construct my own blog and would like to find out where u got this from. thank you

Deixe seu comentário

Navegue
teste